Image Map

10/12/2011

Vamos viajar ? - Parte 4

E chegamos ao final das dicas para as férias ! Nesse último post, eu vou dar dicas para a hora da viajem, o que levar, o que fazer, pra que você não se confunda.
 
Uma semana antes da viagem, começe a planejar as malas, as roupas e os acessórios que você vai levar. Faça uma listinha e vá marcando as peças que já pegou e colocou na mala. Isso faz com que você não se esqueça de nada, o que geralmente acontece ( comigo, pelo menos ). Em todos os outros posts do Vamos Viajar ? eu já falei isso, mas pra reforçar, lembre-se de que menos é mais. Leve o necessário de roupas e de malas, principalmente porque é você quem vai carregar aquilo. No dia anterior da viajem, tente se acalmar e ter uma boa noite de sono. Sim, eu sei que nós ficamos com toda aquela agitação e euforia, mas você nem sempre consegue dormir na viajem, e viajens são sempre cansativas. Por isso, bebe um leitinho com canela, um chá de camomila, toma um bainho quente, coloca aquele pijama confortável e vai dormir.


Can we pretend that airplanes in the night sky 
are like shooting stars...
Se você vai de avião, começe a se preparar uma hora ou meia hora antes da hora de sair, e a não ser que você more nos cafundós da cidade, você vai morar longe do aeroporto. Por isso, saia um booom tempo antes, porque, né, melhor prevenir do que remediar. Use uma roupa confortável, mas também não vá de pijama ( sério, tem gente que vai com coisas que podem ser consideradas isso ). Uma calça jeans ou de malha, uma blusinha básica e um casaco que esquente, porque não importa aonde você mora, o aeroporto e os aviões vão ser sempre uma geladeira. Digo isso por experiência própria daqui de Manaus. Na hora de entrar no avião, nunca pegue a poltrona do meio, porque dificulta de você sair e você também não pode olhar na janela.
Na sua bagagem de mão, sempre leve lencinhos, e procure lavar o seu rosto durante a viagem. Vá no banheiro umas 2 vezes para faze-lo e também para esticar as pernas. Leve também escova e pasta de dentes, para o caso de você dormir e comer o lanche. São permitidos líquidos de até 100mls, com mais do que isso não pode, portanto fique de olho. Não são permitidos ( na bagagem de mão ) : tesouras, alicates, canivetes, líquidos inflamáveis, substâncias venenosas, materiais corrosivos ou radiativos ( poxa :( ). É aconselhável levar sempre uma muda de roupa na sua bolsa, para o caso de a sua mala ser extraviada.
  Como a viajem vai ser longa, nada melhor do que ter algo pra passar toooodo aquele tempo, né ? Por isso, leve sempre seu mp4/3 com uma playlist bem legal, e caso você goste de ler, leve aquele livro que está envelhecendo na estante. Pra quando você cansar de ler/escutar música leve um travesseiro bem fofinho e durma baaaaaaaaaaaastante. Se quiser, tire os sapatos para ter mais conforto. Peça para a pessoa ao lado te acordar caso algo aconteça ( nunca se sabe né ? ). E também aproveite a oportunidade faça alguns amigos ! Sente do lado de alguém com cara de muitos amigos e puxe conversa.
  
Vou de táxi carro, cê sabe ...
Viajem de carro é sempre mais complicada ( só não mais que de ônibus ), por isso tem que planejar com bastante antecedência. Arrume as malas do mesmo modo que para o avião, fazendo uma listinha com todas as roupas e acessórios que você vai levar. Tenha uma boa noite de sono, acredite, você vai precisar. Além da sua mala/bolsa leve outra bolsa ( de preferência térmica ) com água, algumas frutas e se quiser sorvete ( hmm delícia ), além de alguns salgadinhos e balas de goma ( viajem serve pra isso, comer porcaria e ser feliz ). Coloque uma roupa beem confortável, chinelos de dedo, regatinha e short.
  Durante a viajem, tire os sapatos, se estique um pouco. Nada de ficar parada ! Quando sentir fome, coma uma fruta ou abra um salgadinho. Perto da hora na qual você geralmente almoça, começe a procurar algum restaurante, e caso seja uma estrada sem nenhum, traga comida de casa, pare o carro e almoçe. Planeje com antecedência o hotel onde você vai ficar ( caso seja uma viajem longa ).
Leve joguinhos, livros e o seu mp4/3. Jogue, leia, escute um pouco de música. Talvez ( comigo isso acontece ) você fique com dor de cabeça, portanto leve um remédio e quando isso acontecer pare um pouco e durma. Caso tenha vontade de vomitar peça pra pararem o carro no primeiro sinal, porque você não quer vomitar no carro e depois ter que aguentar aquele cheiro, né ? Caso seja com a família, converse, pergunte sobre a infância e adolescência da sua mãe e do seu pai. E se for com os seus amigos, aproveite pra jogar conversa fora e se aproximar mais deles.
A porta do ônibus abre e fecha, abre e fecha...
Caso você vá de ônibus, siga as mesmas dicas de como arrumar a mala que eu falei antes. Sempre leve uma bolsa térmica com comida e água, e pergunte antes se vocês vão parar na hora do almoço/janta. Leve um dinheirinho pra compra balinhas, chicletes e lembranças dos lugares por onde vai passar. Use uma roupa bem confortável, quase como a do carro, só que menos casual. Uma sandália ou um tênis, uma bermudinha e uma blusa bonitinha. Se o seu ônibus tiver ar condicionado, leve também um casaquinho ou uma manta, principalmente para a hora de dormir.
  Combine com os seus pais ou com os seus amigos em quais lugares vocês vão ficar. Tente sempre ficar ao lado de uma pessoa conhecida, e caso tenha um dinheirinho a e for ir sozinha compre 2 lugares para si mesma, e se for fazer isso, tome cuidado com os intrometidos que vem sentar do seu lado. Aconchegue-se na sua cadeira e deixe a sua bolsa nos seus pés. Procure sempre ir em ônibus que tem banheiro junto, não tem nada pior do que ter que ficar se segurando.
Se o seu ônibus tiver uma fileira única ( com só um banco ), compre desses pra você. Durante a viajem, leia um pouco, olhe a paisagem, escute músicas e pense na vida. Quando cansar, durma, mas peça pra te avisarem quando chegar na sua estação ou quando o ônibus for parar para o almoço. Beba água durante a viagem para não desidratar.
Tarãan ! Esse foi o final da série Vamos viajar ! Espero ter ajudado vocês e que vocês usem as dicas
Pra quem não leu : Parte 1 - Parte 2 - Parte 3
Boa viajem a todas !

5 comentários:

  1. Ótimas dicas. Quem dera ir viajar :(, hehe.
    Obrigada pelo carinho lá no blog! Amamos o blog de vocês, estão de parabéns!

    Beijos,
    www.dearblueorange.com

    ResponderExcluir
  2. OMG, as Blue Orange no meu blog !! Brigada, o blog de vocês merece todo o carinho do mundo, haha
    Bjinhos !

    ResponderExcluir
  3. Amei seu blog,seguindo.Bjoss

    http://grilsfashionstars.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Férias...
    eu ainda estou esperando as minhas chegarem!
    kkk

    Beijos!
    ;)

    http://euqueroesseesmalte.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Sammu - Brigada ! Adorei o seu blog também, já estou seguindo ele !

    Lory - KKK, é muito chato não estar de férias quando todo mundo já está !

    XOXO, P.C.

    ResponderExcluir