Image Map

29/07/2015

Eu li: O Diário de Anne Frank

 Hoje irei falar sobre um clássico da literatura mundial, que é o livro preferido da paquistanesa Malala Yousafzai, e um dos meus preferidos também.
 Sinopse: O depoimento da pequena Anne Frank, morta pelos nazistas após passar anos escondida no sótão de uma casa em Amsterdã, ainda hoje emociona leitores no mundo inteiro. Seus diário narra os sentimentos, medos e pequenas alegrias de uma menina judia que, com sua família, lutou em vão para sobreviver ao Holocausto.
Lançado em 1947, O Diário de Anne Frank tronou-se um dos maiores sucessos editoriais de todos os tempos. Um livro tocante e importante que conta às novas gerações os horrores da perseguição aos judeus durante a Segunda Guerra Mundial.
Agora, seis décadas após ter sido escrito, este relato finalmente é publicado na íntegra, com um caderno de fotos e o resgate de trechos que permaneciam inéditos. Uma nova edição que aprofunda e aumenta nossa compreensão da vida e da personalidade dessa menina que se transformou em um dos grandes símbolos da luta contra a opressão e a injustiça. E consagra O Diário de Anne Frank como um dos livros de maior importância do século XX. Uma obra que deve ser lida por todos, para evitar que atrocidades parecidas voltem a acontecer neste mundo.
 Minha opinião: Anne Frank, uma garota judia, morava relativamente em paz com os pais e a irmã mais velha em Amsterdã, na Holanda, quando a guerra os forçou a se esconderem dos nazistas. Eles vão para que o que Anne chama de Anexo Secreto, onde eles, outra família e um senhor ficam escondidos durante dois anos. Nesse meio tempo Anne escreve um diário, contando sobre seus sentimentos, os momentos de tristeza, as alegrias, seus sonhos e a esperança de que eles pudessem ser realizados depois da guerra.
Muitas vezes ficamos surpresos com a profundidade do que Anne escreve, e de seu talento precoce para a escrita. Anne representa uma adolescente qualquer, mas que passa pelo que nenhuma pessoa deveria passar, que é ter que se esconder do mundo por causa de sua religião, por causa da maldade de Hitler e de todos os nazistas. Talvez esse sofrimento que tenha a feito ficar tão profunda e pensativa.
Podemos ficar felizes por um lado, já que seu sonho de ser uma escritora famosa foi realizado. Uma pena que ela não pode ver esse sonho concretizado.
Muitos livros já me tiraram lágrimas dos olhos, mas nenhum ainda tinha me feito chorar como esse. Durante a leitura ficava comovida com o sofrimento deles, e às vezes via somente a Anne adolescente, mas no final, foi extremamente triste ler sobre como as coisas terminaram, a ponto de estar lendo e ter que interromper.
Um livro que merece ser lido por todos. Anne, além da garota judia que sofreu aos holocausto, era uma escritora nata que não teve tempo de escrever outros livros.

40 comentários:

  1. Eu já ouvi falar muito bem do livro e cogitei ler várias vezes, porém acho que não conseguiria. Sei que deve ser ótimo e passar muito conhecimento legal sobre com era mas me conhecendo sei que esse livro não me faria muito bem :/
    Beijão!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
  2. Nossa parece ser um livro bem forte e emocionante, eu amo ler. Mas é o tipo de livro que me faria chorar, se já chorei horrores no O garoto do Pijama Listrado imagine este?! Mas vou tentar ler, assim que eu tiver um tempinho, os livros são minha paixão.
    Beijosss
    www.miaumiaublog.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Laura, melhor definição: "Anne, além da garota judia que sofreu aos holocausto, era uma escritora nata que não teve tempo de escrever outros livros.", eu li o Diário de Anne Frank já faz um tempo, e que livro incrível, não foram poucos os momentos em que me vi boquiaberto com a forma que Anne pensava e se expressava, principalmente se formos levar em consideração todo o contexto histórico dessa pequena garotinha. Mas enfim, aprendemos muitas coisas com Anne, pena ela não ter tido tempo de escrever mais livros. Leitura super recomendada.

    Bjs

    Ótima semana!

    http://joandersonoliveira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, acho que seria bem legal se ela tivesse tido tempo de escrever outros livros.♥

      PiinkCookie.blogspot.com

      Excluir
  4. Oi Laura, gostei da resenha. Mas confesso que não sou fã de leitura rs.
    Um beijo

    Blog | Facebook | Youtube | Instagram

    ResponderExcluir
  5. Faz tempo que eu to querendo ler esse livro, mas sempre priorizo outros </3
    Já vi muitas resenhas e são só críticas positivas! O que me deixa com mais vontade de ler
    Beijoo

    primaveraagridoce.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. tô querendo muito ler esse livro! parece ser bem profundo mesmo :)

    www.blogamorarosa.com

    ResponderExcluir
  7. Eu já li também, e adoorei.
    É um livro muito bom e triste.

    http://ascoisasdamanu.blogspot.com.br/
    http://descrevendoamores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu já li esse livro e confesso que chorei muito com ele.
    A Anne é linda e mesmo com 13 anos ela escrevia com paixão e até melhor que muitos por ai.
    Não tem como não se comover com a história... É perfeito demais, apesar de triste pois infelizmente os nazistas pegam a família no esconderijo... =/
    Beijos. ♥

    Diário da Lady

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, a Anne tinha mesmo paixão ao escrever.♥

      Excluir
  9. Eu já li também, é tão emocionante! Chorei no final, e me identifiquei em muitas partes com Anne, é um livro incrível, ela é foi uma menina muito forte e sonhadora!
    Bjs <3

    http://blog-abreaspas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Eu já li esse livro e acho a história muito interessante, pena ser tão triste e emocionante. :/
    Beijoss
    Instagram | Facebook do blog
    www.conversandocomalua.com

    ResponderExcluir
  11. Eu sempre tive vontade de ler esse livro, e outros que ocorreram no mesmo tempo. Mas ainda li ,parece ser super interessante e envolvente.
    Beijos

    www.diariosmolhadoss.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Li alguns trexos na escola, e achei bem interessante a historia dela! Quero ler mais

    Beijos,
    http://blogpompomchic.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi, Laura. Já li O Diário de Anne Frank e o livro é ótimo, fiquei muito triste quando terminei de lê-lo, pois queria mais da história.
    Beijo,
    http://www.pactoliterario.com/

    ResponderExcluir
  14. Oh céus, esse livro está na minha wishlist fazzzz tempos, mas nunca tive a oportunidade de lê-lo. E sua resenha, aumentou ainda mais minha vontade!!!! Ótimo post! xo ♥
    cactuspluie.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Lembro-me quando ganhei esse livro da minha Dinda, o li desesperadamente e foi o livro que abriu as portas para a leitura, desde então nunca parei de ler. Amo desesperadamente a Anne e sua história, quando lia as suas palavras eu me sentia tão bem, uma pena que o final tenha sido trágico. Recomendo esse livro à todas as pessoas da Terra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal saber que o Diário de Anne Frank tem esse significado especial para você Mel.♥

      Excluir
  16. Olá! Bem interessante mesmo esse livro! ;)
    Quero ler tbm!

    Boa semana pra ti!
    http://carlajournal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Nunca tinha ouvido falar do livro.


    Isabel Sá
    https://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  18. Eu li e amei *-*, acho que não tem como não a-mar!

    amei também seu cantinho, prometo que vou voltar.




    http://petalasdelicadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Tenho muita vontade de ler esse livro, mas fico adiando porque já sei que vou chorar pra caramba!
    Beijo

    ResponderExcluir