Image Map

11/11/2012

Manual da Blogueira #2- Personalizando

êe montagem batuta
 Mais um Manual da Blogueira!
 Já que o primeiro foi tão aprovado e teve tantos comentários, fiquei mega feliz e quis fazer a próxima edição logo. Se você perdeu o primeiro, pode conferi-lo aqui.
 Mas voltando ao post normal, hoje vou dar dicas pra você, blogueira, de como fazer um design bem bonito para o seu blog! Eu acho que quando a gente faz o nosso próprio design dá mais valor, sabe? Não que eu queira denegrir as encomendas de layout (dando tiro no próprio pé, hahaha), mas é que muita gente (tipo eu) prefere personalizar por si mesma.
 Então, primeiro vou dar algumas dicas sobre o estilo do blog, cores e etc. e depois eu indico tutoriais (e mostro alguns) de como deixar o seu blog lindo! Vamos lá?

 E aí, lembra do primeiro capítulo do manual, no qual você decidiu o estilo do seu blog? Tomara que sim, porque você vai precisar dele nessa edição! Depois de escolher o estilo dele é que você escolhe as cores que vão combinar melhor com o seu blog. Se é um layout rocker, use cores escuras, se é um layout kawaii, use tons pastel, se é um teen, use cores mais animadas, e etc. 
 Pra escolher a melhor combinação de cores com o seu blog, você pode usar esses círculos das cores. As cores que estão lado-a-lado ficam harmoniosas juntas. As que estão ao lado contrário uma da outra (ex: laranja e azul) ficam em contraste, mas ainda assim bonitas quando combinadas. E, se quiser três cores no seu blog, pode usar um triângulo de cores como na imagem, que junta o verde amarelado, o laranja avermelhado e o azul meio arroxeado, que dão uma combinação bem moderna!
  Depois de escolher as cores, que tal ver que efeito elas tem em qualquer pessoa que entrar no seu blog? Eu achei essa imagem bem legal que mostra em qual parte do cérebro cada cor age e que sensações e pensamentos ela gera
 E depois de tudo isso, de ter o tema e as cores escolhidas, você começa a fazer o layout realmente. Eu recomendo que você primeiro procure referências de layouts no estilo do que você quer, pra ver o que combinaria ou não com o seu. Pode até fazer um rascunho dele no papel mesmo, acredite, isso ajuda bastante (faço isso em todos os layouts do blog e em todas as encomendas).
 Pra começar a fazer, abra o seu blog e siga esse tutorial aqui. É só pra ir dando uma arrumada no seu blog. Depois e/ou durante o tutorial, vá no Designer de Modelo e coloque as cores que você escolheu.
 Na hora de por um background, escolha um simples. Nada de gifs ou coisas muito gritantes, isso além de ficar meio descombinado pode acabar fazendo o olho do seu visitante doer (principalmente se ele estiver com a vista cansada).
 Nas cores, não ponha muita coisa e/ou muitas variações da que escolheu. Além das duas/três/uma cor(es) que escolheu pro seu layout, você também pode usar preto, cinza e branco.
 Na hora de escolher a fonte pro texto do blog, escolha uma simples, como Calibri, Arial ou Tahoma. As outras dificultam muito a leitura. Use uma cor básica para o texto, como preto, chumbo e, se o background das suas postagens for preto, branco. O tamanho pode variar entre 11 e 15px, mas nunca deixe menor ou maior do que isso.
 O tamanho da sua barra lateral e área dos posts depende do quê você vai postar. Se for um blog onde for colocar fotos pessoas (grandes) e/ou de esmaltes (tipo aqui do blog) coloque entre 1100 e 1150, e a barra lateral pode ficar por sua conta e preferência, desde que não seja muito fina e/ou muito grande.
 Se for blog de tutoriais ou algum no qual você não vá usar fotos tão grandes, pode colocar entre 980 e 1000, valendo a mesma regra para a barra lateral.
 Como é o seu primeiro (ou pelo menos eu penso que seja) layout, use a barra lateral básica, nada de colocar duas ou mais, assim vai acabar ficando um blog muito "apertado", por assim dizer.
 Muito bem, agora você só precisa salvar. Depois vá em Layout e comece a colocar os widgets. Não lote a sua barra lateral com milhares de gifs, recadinhos, joguinhos e outras coisas. Coloque o que é necessário e pronto. Eu recomendo que coloque sempre o about, procure, seguidores e, se tiver, campanhas que você participa e o facebook do seu blog.
 Os outros que você pode colocar (se quiser) são o gadget de histórico do blog e o de posts populares (Kelly e Cláudia, pra vocês que me pediram pra mostrar como colocar esse gadget, é só seguir a imagem acima e depois escolher adicionar o de Posts Populares, como na imagem abaixo ^^)
 Eu também recomendo que coloque o gadget de Leia Também, tipo o que tem aqui no blog. É só entrar nesse site e fazer o seguinte:
 Depois vai abrir essa página, e é só você clicar aqui:
 Vai abrir esse gadget como o que aparece no site mesmo e você pode mudar nele a seguinte coisa:
 Ali, onde no meu tem escrito Leia Também no seu provavelmente vai ter "Related Posts" ou algo assim. Aí é só você mudar pro que quiser e estará pronto!
 Salve tudo e vamos á parte inspiradora! É hora de fazer a parte personalizada, que são imagens de cabeçalho, leia mais, páginas antigas, recentes e home, entre outras
 Bem, pra fazer isso, como eu disse ali, você tem que estar inspirada. Se não estiver, vai sair tudo muito sem graça/feio/mal feito.
  Geralmente quando eu vou me inspirar eu escuto músicas ou dou uma olhadinha no tumblr. Eu preparei aqui algumas bandas/cantores que vocês podem escutar enquanto fazem o seu design:
 Óbvio que isso são só dicas, não é uma regra nem nada. Se quiser, também pode olhar os clipes das suas músicas favoritas desses cantores, ou até usar fotos deles no seu layout.
 Monte ele em um blog de testes, porque assim ele fica meio que "surpresa" pros seus leitores. Você também pode pedir ajuda pra alguém que te diga o que está achando do seu design.
 Aqui tem alguns tutoriais daqui do blog mesmo que podem te ajudar:
Personalizar blockquote

Fontes diferentes no blog
Menu com imagem
Trocar imagem de "comentários"
Trocando páginas por imagens
Negrito, itálico, riscado e sublinhado coloridos
 Qualquer dúvida lembrem-se que vou estar sempre aqui! No próximo Manual da Blogueira vamos falar sobre postagens! :D
Post completo por Piink Cookie. Todos os direitos reservados. Copyright 2012. Plágio é crime.
 E aí, gostaram? Espero que sim! Fiz tudo com muito carinho e querendo ajudar o máximo de blogueiras possível. A vida na blogosfera é difícil hoje em dia, hahaha.
 É isso. Beijinhos com glitter :*

64 comentários:

  1. Amei as dicas perfeitas! uhuuu primeira a comentar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. url do blog:www.princesasdorocker12.blogspit.com.br

      Excluir
  2. PERFEITO! Tudo explicadinho, adoreii! *---*

    O meu 1° design ficou uma bosta, mas deu para o gasto! ♥ :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooown, bom que gostou *u*
      Aaah, ashuashuas ><

      Excluir
  3. As cores do meu dão inoscencia, poder e harmonia.
    Uma inoscencia harmozinada ao poder! (y) haha amei
    Minha cor favorita é vermelho, masculinidade?
    WFT sociaedade?
    Green day vintage? Pra mmim não combina, mas tudo bem, já que vc é a mestra em layouts..
    E é uma honra ganhar um elogio da mestra! haha
    Ameei!

    Facebook/HistoriaAgridoce

    HistoriaAgridoce.blogspot | Um novo começo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também, hahaha! Nossa, ahsuahsu ><
      É, mas eu estava pensando mais nas músicas calmas deles, tipo Wake Me Up When Setember Ends :D
      Oown ><

      Excluir
  4. Paula, esse Manual veio na hora certa! Justamente esse que pega mais a personalização já que eu ando fazendo o layout do blog, dicas são sempre bem-vindas haha! E aquele cores que o inconsciente age? OMG, muito daora! Espero que o próximo não demore tanto, beijocas.

    http://www.world-cutest.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooown, que bom Anna! *--*
      Não vai não, pode esperar :D
      Beijos!

      Excluir
  5. ótimaas dicas, e adorei a parte do efeito das cores

    Beijos,
    Sim Senhorita (Clique no perfil)

    ResponderExcluir
  6. Adorei as dicas :D são super importantes
    Guria, nem te conto!

    ResponderExcluir
  7. Amei as dicas!! Vou acompanhar cada dica !! ;D Com certeza esse post me ajudou mt.
    Bjs,

    dedicada1.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. amei as dicas, já tentei muitas vezes criar um lay e tal mais nunca consegui :(
    quem sabe eu n consigo um simples né
    beijos

    ResponderExcluir
  9. gente que super legal *u* adorei demais

    ResponderExcluir
  10. Ótimo post, adorei saber o efeito das cores ♥-♥

    omeubrilhantemundo.tk

    ResponderExcluir
  11. Amei as dicas, são muito importantes para um layout, mas mesmo seguindo as dicas, nunca consigo fazer um layout bonito :C
    Xoxo ~

    Garotek.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom que gostou, Naay! Que isso, eles são lindos D:

      Excluir
  12. Tempinho que eu não passo aqui >.< ~saudadees~ Amei as dicas.. AHUAHSASH', você pediu para que começássemos com algo mais básico no lay, mas eu nunca fiz isso, kkkkkkk' Sempre abusei das cores vibrantes, e me dei mal nisso, AUSHUAHS' Essas dicas foram muuuito importantes pra mim, PC >.<

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudades do seu comentário e blog também Juuh :~~
      Aaah, hahaha ><
      Mas que bom, viu? :3

      Excluir
  13. Amei as dicas super legais, ainda mais o efeito das cores em nossa mente, é verdade sobre o amarelo!

    amei!

    Adolescente Nerd

    ResponderExcluir
  14. gostei das dicas

    http://blogclubeteen.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Que post perfeito! As dicas são ótimas, adorei todas! Beijos *-*

    Explodindo Glitter

    ResponderExcluir
  16. Amei as dicas, sempre que tento faze rum layout rocker sempre vem a Taylor na minha cabeça.
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom que gostou, Lola! Somos duas, hahaha ><

      Excluir
  17. Ótimooo post! Tudo que uma blogueira iniciante precisa, está aí! Sempre devemos combinar as cores, e deixar tudo bem organizado quando criamos um blog né? ^^

    Beijinhos, Paula! ♥
    ~Sweet Makeup~
    (clica no perfil pra visitar meu blog)

    ResponderExcluir
  18. adorei o post, é bem útil para os iniciantes, confesso que até eu fiquei impressionada, acho que até fiquei inspirada pra fazer algum design.
    beijos ♥
    fairiesdancing (.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  19. Gostei da parte efeito das cores no cerebro, e todo o resto do tuto! =)

    Bjs, bjs ;*
    jaguarsedictions.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Não to com tempo de ler, mas já favoritei aqui viu? esse post me parece ter ficado ótimo, meus parabéns. Beijos!

    Nosso Capricho ♪
    ► apsmass.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Adorei o post ^^ Me deu até vontade de fazer outro design
    (nao-me-acorde-estou-sonhando-isa.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  22. Adorei as dicas sobre o layout, é mt difícil fazer hehehe
    Ahhhh, o logo super combinou com o blog né :D
    Bjos e boa semana!
    amonailart.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Amei essas dicas, realmente quando a gente faz nosso próprio layout parece que temos mais orgulho do nosso blog.
    Última nostalgia

    ResponderExcluir
  24. Nossa, amei o post
    Acabei de começar com isso de fazer meus próprios layout's pro GA, aliás, já até coloquei o novo ^^
    Kisses :3
    GA ~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom que gostou, Mille! Okok, vou ir lá ver *---*

      Excluir
  25. Amei *---------* e eu sou sua *Nanda aproves* ~qualidade nº1 em lays -q

    ResponderExcluir
  26. Oii, ameeei o post !!! esperoo quee tenha muito sucesso (mais?) ... Bom se puder Seguir meu blog , eu agradeço, você vai ajudar minha meta, se seguir avisa lá , pra mim retribuir, a queria saber tbm , se teem como a gente se afiliar? >< Obrigada, que respostas ! > http://eternalmagicfeminine.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Amei o post *---*
    Ler sobre essas coisas me dá saudades de quanto tinha photoshoop. Tenho saudades de ficar horas fazendo edições, sentindo que estou fazendo a minha grande criação; dá muito orgulho fazer tudo por sí só, com calma e peciencia até ter a grande criação feita~

    Cláudia do http://meuorgulhopessoal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Adorei as dicas, mas não sei mexer muito, gostaria de deixar o blog bem lindo mas não sei, estou arressem no começo do blog. Se puder segue o blog ? Obrigada desde já (: http://floatingbutterflysmiling.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Essa coisa das cores eu não sabia ashuashuasa O_o, mas vou começar a usar essas dicas. Quando vou mudar Design do meu blog,gosto de me inspirar em imagens e desenhos, legal tbm as dicas de tutorias vou dar uma olhadinha hehe. Beijos
    http:// blogdaingridzinha .blogspot .com.br/

    ResponderExcluir
  30. As cores tem um poder incrível,adorei essa parte! adorei o post todo! vc é uma ótima blogueira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooown, brigada fofa :3
      Bom que gostou, viu? *---*

      Excluir
  31. você sabe como coloca glitter numa imagem??

    ResponderExcluir