Image Map

23/06/2015

O Poder dos Quietos - Susan Cain

 Por mais que ninguém aqui me conheça pessoalmente, muita gente já me falou que só vendo o blog percebeu que eu era uma pessoa mais tímida. Se aqui as pessoas percebem isso, imagina quem me vê todo dia.
 Esse livro é sobre quem, como eu, leva um estilo de viver mais reservado. Aquelas pessoas introvertidas, que estão sempre quietinhas, e tem fama de antipático.
 Sinopse: O que Albert Einstein, Barack Obama, Chopin, Steven Spielberg, J. K. Rowling e Bill Gates têm em comum? A resposta é o sucesso, e a introversão.
Pelo menos um terço das pessoas que nós conhecemos são introvertidas. Eles são aqueles que preferem escutar a falar, ler a ir a festas; que inovam e criam, mas não gostam de autopromoção; que se beneficiam trabalhando por conta própria mais do que em grupo. Embora sejam rotulados de quietos, é aos introvertidos que devemos muitas das grandes contribuições à sociedade.
Com argumentos cativantes, uma pesquisa extensa e cheio de inesquecíveis histórias reais, O poder dos quietos mostra como os introvertidos são subvalorizados, e como todos perdem com isso. Partindo da ascensão do ideal de extroversão no século XX, Susan Cain questiona os valores dominantes no mundo empresarial de hoje, no qual a colaboração forçada pode bloquear o caminho da inovação e no qual o potencial de liderança dos introvertidos é frequentemente negligenciado.
De modo inspirador, a autora nos apresenta histórias de introvertidos de sucesso e oferece inestimáveis conselhos sobre como os tímidos podem tirar vantagem das suas características. Em O poder dos quietos, Susan Cain contempla também as crianças introvertidas em capítulo especial com dicas para pais e professores.
Um livro extraordinário, que tem o poder de mudar para sempre a maneira como os introvertidos se veem e, talvez mais importante, como as outras pessoas os veem.

 Minha opinião: Em O Poder dos Quietos Susan Cain nos leva ao obscuro mundo da compreensão da introversão. Não que a introversão seja obscura, mas compreendê-la é.
Após 5 anos de pesquisa e trabalho no livro temos uma obra que mais se parece com um livro de pesquisas e comentário do que com auto-ajuda. Pois nele você não se compara com muitos conselhos do que deve fazer ou deixar de fazer, mas os fatos das pesquisas que nos são apresentados é que nos ajuda de uma forma indireta.
Você começa a se compreender melhor, a se aceitar, e ver que a timidez/introversão não é o grande mal da sua vida como as pessoas o fazem acreditar. Vê que às vezes a timidez exagerada, patológica, pode te atrapalhar, e que seu desafio não é mudar sua personalidade, mas sim enfrentá-la quando necessário e aproveitá-la quando puder, usar seu lado positivo.
Te faz perceber que a extroversão não é característica para o sucesso, mas sim que cada carreira exige um tipo de comportamento e jeito de ser. A questão é achar o que te faz feliz, seja lá o que for, e se adaptar se for necessário, dando seu próprio tempo depois.
Recomendo o livro não só aos introvertidos, mas a todos que convivem com um. Porque muitas vezes, mas difícil do que conviver com a sua timidez é conviver com a do outro. Você que é introvertido sabe o que está passando, mas o extrovertido não, e é difícil para ele entender.
Não dei 5 estrelas porque muitas vezes o livro "chove no molhado", é repetitivo e deixa a leitura cansativa, tanto é que demorei cravados 6 meses para lê-lo. Mas se você tiver paciência vale a pena
.

37 comentários:

  1. Eu não sou nada introvertida, gosto de tá no meio do povão, fazendo barulho, chamando atenção hahaha não entra na minha cabeça que existem pessoas tímidas, é tão bom ser da bagunça. Como pode? Achei a ideia desse livro bem interessante, mas me desanimou isso de ser cansativo. Se você demorou 6 meses, eu vou levar 6 anos! ♥

    XOXO • Amanda Vitória Blog

    ResponderExcluir
  2. Ola!
    Acho que podo gostar de esse livro.
    Adorei a sua resenha.
    Beijos e boas leituras! :)
    http://abracalibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Apesar de não me considerar introvertida, sou dessas que normalmente preferem ler a ir a festas, então esse livro me interessou! Parece bom!
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Adoro conhecer novos tipos de leitura!
    Quando li o título do post já me chamou muita atenção só pelo fato do nome do livro. Então, com certeza me jogaria para lê-lo! Parece ser bom, acho que me daria bem.

    Obrigada pela visita lá no blog. Estou de volta na blogosfera, haha! Da uma passada lá no blog?

    Beijos,
    miinhavidaem365dias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Achei a ideia do livro bem diferente, parece ser uma leitura interessante. Mas o fato de ser cansativo e de pesquisa, não me chamam muito a atenção :/

    ~September Rains

    ResponderExcluir
  6. Parece ser um livro agradável, o subtítulo dele é bem inspirante!
    http://garotadonzela.blogspot.com.br/2015/06/sem-vergonhas.html

    ResponderExcluir
  7. Eu nunca tinha ouvido falar desse livro, achei ele muito bom, eu já fui muiito tímida, agora nem tanto, só em certos momentos haha
    Fiquei com muito vontade de ler esse livro, vou anotar o nome para colocar na minha listinha haha

    Beijoss
    www.conversandocomalua.com

    ResponderExcluir
  8. Interesso-me por qualquer livro que, para ser escrito e publicado, tenha passado por um longo período de pesquisas e mais pesquisas, mas auto-ajuda acaba não sendo o meu gênero literário preferido. Não conhecia a obra, mas achei interessante o propósito do autor. Infelizmente, livros do tipo tendem a ficar um tanto repetitivos, como você falou. Mesmo assim, acredito que seja uma boa pedida para todos aqueles que querem superar a timidez! Adorei a resenha <3 Beijos, Light As The Breeze

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não gosto de auto-ajuda, mas esse valeu.♥

      Excluir
  9. Adorei a sua resenha e o blog também. Eu nunca tinha ouvido falar desse livro, vou procurar ele... Pelo o que eu li eu achei o livro bem interessante.

    Teve alguns tempos que eu já fui MUITO tímida, aliás eu ainda sou mas bem pouco mesmo...

    Acho que você deve postar sobre livros sempre, eu adoro ler *-*

    Já estou seguindo o blog. Bye and Kisses<33

    http://pattylindaglamorous.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que bom que gosta de posts sobre livros Lara.♥

      Excluir
  10. adorei o livro, parece muito bom! apesar de gravar vídeos pro youtube eu sou mt timida haha

    www.blogamorarosa.com

    ResponderExcluir
  11. Ainda não li mas depois do que você disse sobre fiquei bem curiosa. Vim visitar o seu cantinho e convidá-la também para o sorteio de 2 Anos do blog Doce encontro. Vem participar? Ficarei muito feliz! Miiil beijos! ♥

    http://www.doceencontro.com/2015/06/sorteio-especial-de-2-anos.html

    ResponderExcluir
  12. Resenha maravilhosa amei a dica do livro,
    tenha uma semana abençoada
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=eNNlFtDc1-o
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. amei a resenha, acho que iria adorar ler esse livro! :D sou a nova seguidora, beijos <3

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem? Fiquei muito tempo sem postar e longe dos blogs, mas agora voltei! :) Adorei a resenha! Confesso que nunca tinha ouvido falar deste livro, mas parece ser bem interessante! Não sou tãããão tímida, pelo menos não com as pessoas que me conhecem. Fico introvertida quando estou em um ambiente desconhecido, sozinha em uma festa ou perto de um grupo de pessoas com quem não tenho tanta intimidade. Mas quando estou perto de amigos ou familiares, mesmo que seja em um ambiente lotado, eu mudo completamente e viro uma tagarela sem fim! hahaha Beijos e tenha uma ótima semana!!!
    Maluquice de Garota
    Facebook
    Twitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou meio assim também, mas só com um grupo bem seleto, srsr.♥

      Excluir
  15. Adorei a resenha! Não conhecia esse livro!
    Instagram @brunaestiloitgirl
    Blog | Facebook | Twitter | Canal Youtube 
    Beeijos (:

    ResponderExcluir
  16. Great post! follow me on gfc and i follow you back! kiss ☺

    ResponderExcluir
  17. Boa ideia de livro. Eu sou como você, nada de bagunça, querer chamar a atenção de todo mundo sabe? prefiro deitar, ler um livro e ficar quietinha.
    Beijos. Tem um post novo te esperando :)
    http://bhulago.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá querida tudo bem ?
    Eu sou a amiga da Nathy do blog Nathalia Oliveira.
    Como informei a uns dias no blog, infelizmente ela faleceu :'(
    Porém, estamos tentando continuar o trabalho dela no blog, e estamos visitando os blogs que sabemos que ela mais gostava para nos ajudar com sugestões sobre algo na ultima postagem que fiz.

    Desde já eu quero agradecer :3

    http://nathalianatth.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudades da Nathy e de seus comentários sempre simpáticos.♥

      Excluir
  19. Super curti a resenha e a indicação do livro, também sou super introvertida e já adicionai a listinha de livros que pretendo comprar C:
    Bjs
    http://reinventandoconceitos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir