Image Map

16/05/2015

O Padrão da Extroversão

 Você precisa andar na moda, ter a pele lisinha, o cabelo loiro, os olhos claros. Esse é o padrão.
 Você precisa ser magro, não ter estrias e andar com postura. Esse é o padrão.
 O mundo está sempre impondo padrões, e quem não os segue é muitas vezes excluído da sociedade. Aquele padrão da beleza perfeita, onde só os bonitos tem seu lugar. As pessoas muitas vezes conversam sobre isso, reclamam e sabem que esse padrão é idiota. Falam na televisão, nas escolas, estão sempre ensinando a todos que não existe a beleza perfeita, e talvez chegue o dia em que as pessoas entenderão isso.
 Mas existe um outro padrão que não é comentado, que é deixado de lado, e quem não o segue sofre em silêncio, que é sua maior característica. É o padrão da extroversão.
 "Você precisa ser mais extrovertido. Você precisa falar mais, não pode ficar quieto o tempo inteiro. Você não vai conseguir subir na vida sendo tão reservado e sério. Você nunca será bem sucedido em um trabalho se for assim, sempre introvertido." É o que as pessoas sempre falam.
  Escuta-se tanto isso, que lutamos contra, tentamos 'melhorar', ser uma pessoa mais solta, menos introvertida. Mas muitas vezes é remar contra a maré, é negar quem você é, é ir contra o seu ser, e isso é extremamente difícil. Uns compreendem essa luta, e tentam ajudar, mas a maioria julga falando "Pra quê isso?", "Não precisa ter vergonha disso". No fundo ninguém entende.
 Depois de muito tempo tentando ser diferente, a gente cansa. Cansa de se cobrar o tempo inteiro. Cansa de ir contra sua vontade sempre. Cansa de sair de sua zona de conforto. Cansa de buscar força de vontade. Chega uma hora em que cansamos de tudo e queremos simplesmente aceitar quem somos, como somos. Mas essa é outra luta.
 Por mais que você se aceite, que você entenda que é tímida e que isso não vai sair de você, o mundo não aceita isso. A todo momento você é posto a prova, é encurrulado e quando percebe, já está lutando contra aquilo que demorou tanto pra aceitar. Está novamente tentando seguir o padrão da extroversão.
  A nova luta é não deixar que a timidez te impeça de fazer coisas simples do dia-a-dia, e o desafio é fazer com as pessoas entendam que você é tímida e que isso não é o mal da humanidade.

43 comentários:

  1. Tantos padrões hein ? Eu mesma não me encaixo em vários ! Mas temos que nos aceitar e seguir em frente, acho que quem segue os padrões é porque não tem personalidade própria .
    Tem post novo no BL:
    http://bhulago.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Que lindo Laura. Eu fui tímida por muuuito tempo. Até ano passado, posso te dizer. Depois que comecei a trabalhar num lugar que tenho que lidar com o público diariamente eu comecei a me libertar das amarras. Acho que não é um padrão. Mas como minha mãe fala, gente calada sempre sofre mais. Só que eu só consegui deixar a timidez de lado por vontade própria. Por imposição a gente não consegue nada. Talvez um dia você mude, talvez não... Mas tudo tem que partir da sua própria vontade, sempre.

    Beijos, Sel | Quinta Gaveta ♥

    ResponderExcluir
  3. Esses padrões só mostram como as pessoas se preocupam de mais com a vida alheia né. rs
    boa reflexão
    beijos

    http://www.cherryacessorioseafins.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Gostei bastante de seu texto bem reflexivo, eu sou super tímida, mas é meu jeito.

    Flor avisando que agora meu blog mudou de nome, Era A.B Esmalte & Arte agora e Aquarela Do Esmalte
    | Aquarela do Esmalte|
    | Instagram |

    ResponderExcluir
  5. O problema é que esses padrões não desaparecem, apenas se modificam. :/
    O importante realmente é ser feliz do jeito que é. Tem uma citação do meu artista favorito, Gerard Way, que eu gosto muito: "Stay Beautiful, Keep it Ugly.". Seria "Continue bonita, mantenha isso feio". Eu interpreto que se nós nos achamos bonitas, mas os padrões nos acham feias, devemos continuar sendo bonitas, e continuar sendo feias pra eles.

    Ah, gostei bastante do seu texto.
    Beijos. http://keepthisdream.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. adorei o texto, mt bom! apesar de gravar vídeos pro youtube eu tb sou mt tímida!

    www.blogamorarosa.com

    ResponderExcluir
  7. Adorei o post, me identifiquei bastante e acho que nunca tinha lido um texto falando sobre isso.
    Eu sou bem quieta e na minha, mas não é por isso que eu não seja capaz de fazer tantas outras coisas... O mundo não entendo que nem sempre somos realmente tímidas, é só o nosso jeito de encarar a vida, observando, ficando na nossa.
    Parabéns pelo post!

    http://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Laura, ahh texto fodasticamente incrivel rss! Parabéns...
    Em um mundo de rótulos e padrões ser diferente requer muita coragem! Que tenhamos mais corajosos então! ;)

    Bjs

    http://joandersonoliveira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Ameeei o texto e concordo com tudo. :)
    Eu sou super tímida, e também prefiro ficar na minha então sou muitas das vezes vista como "antipática ou antisocial".
    http://corujasemasas.blogspot.com.br/
    Beijos. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, as pessoas acabam confundindo timizes com antipatia.♥

      Excluir
  10. Não tinha pensado nesse padrão ainda, mas realmente, ele está cada vez mais presente.
    Adorei o texto!
    Beijos,
    cabanadosanjos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Sempre fui muito tímida e já sofri muito por causa disso. Tenho poucos amigos, não sei puxar assunto com quem eu não conheço, é difícil apresentar trabalho na frente da turma... Mas como você disse, por mais que eu tente, isso nunca vai sair de mim. Gostei muito do seu texto. Beijos!

    www.diariosmolhadoss.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom que gostou Luly. Sei como é não saber puxar assunto.♥

      Excluir
  12. Eu simplesmente amo seus textos, sao lindos, muito bem escritos. Eu também já ouvi isso, até porque a minha mae é bem mais extrovertida que eu. Eu diminui minha timidez mas sem perceber, mas acho que mudar o próprio eu, é algo que nao devemos fazer. Os outros que aceitem quem somos, e se não aceitarem o problema é deles.
    Beijoos
    www.diariosmolhadoss.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Amei o texto, muito bom. A sociedade nos impõe tantos padrões para sermos aceitos, e esquecem que o importante é ser quem somos.

    http://o-hyeah.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Amo seus textos e sua ideia sobre o mundo, É se como se quiséssemos realmente fazer parte do mundo teríamos que seguir esses tantos padrões que a sociedade nos impõe, concordo plenamente seja como for seja você!
    Quando puder visita o blog e dá um like no face ^^
    Café Com Bolinhos/Blog Facebook/Fanpage

    ResponderExcluir
  15. Muito bom o texto. Muita gente se importa com padrão e esquece de viver bem, isso é uma droga! xo
    fairiesdancing.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Muito bom o seu post, eu sou tímida e pra essa sociedade todo muito tem que ser extrovertido e tudo mais, é complicado viu..

    Beijão ^^
    www.conversandocomalua.com

    ResponderExcluir
  17. Eu gostaria de ter lido esse texto há alguns anos, Laurinha! Eu sofri muito por ser tímida! Na verdade, extremamente tímida! Acho que eu era reservada porque não me achava boa o suficiente em comparação às outras meninas que estudavam no meu colégio. Mudei com o tempo. Mas porque eu realmente quis. Tenho que concordar que a sociedade impõe muita coisa. Espero que, se você estiver passando por isso, você seja o que realmente quer ser! Eu não te conheço pessoalmente, mas por meio das suas palavas consigo perceber que você é uma fofa! Adoraria ser sua amiga! :) Beijos <3 http://gostosdeadolescentes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Own flor, também gostaria de ser sua amiga.♥

      Excluir
  18. Amei o tema do post! Adoro blogs que abordam temas como esse <3
    Beijos,
    www.bellaquebela.com

    ResponderExcluir
  19. adoreii estou faznd um trabalho sobre padroes de blz gostei bastante do texto vou me inspirar para meu trabalho kra vc foi um anjinho que caiu do ceu pra mim kkkk
    bjaooo
    venha conhecer--->estilonyu.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Amei o texto! eu escuto MUITO isso acredita? muita gente me diz que sou anti-social, que não interajo com as outras pessoas, que sou fechada no ''meu'' mundo e essas coisas, mas eu nem ligo mais haha.
    Beijos,
    http://quemvepensah.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Me identifiquei pra caramba Laura, é como se eu tivesse levado um Stalker daqueles hahah' , mas a mais pura de todas as verdades é como você disse, e nós estamos rodeado de padrões por onde formos! É revoltante :(

    ResponderExcluir
  22. Que lindo! Me identifiquei demais! Seguindo seu blog, segue lá o meu^^

    Beijões

    lunanicas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Amei texto, Laura, me identifiquei muito. Eu sempre fui bem tímida, séria e quieta na minha. É a minha personalidade. Lembro que uma vez uma professora falou que eu tinha que conversar mais, ser mais animada, mas eu achei chato porque é a mesma que fica reclamando que os alunos não calam a boca um segundo (?). Eu acho que nada está bom para ninguém, a gente tem que tentar ser feliz do nosso jeito mesmo. =/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Cah. Esperar que o mundo nos compreensa é perca de tempo, temos que ser felizes e deixar que as pessoas que vejam o que querem pensar de nós.♥

      Excluir