Image Map

30/05/2015

Coração de Tinta - Cornelia Funke

 Depois da semana mais corrida da minha vida, trado a resenha do primeiro livro da trilogia Mundo de Tinta, da escritora alemã Cornelia Funke. O livro também tem a adaptação pra filme, que foi lançado em 2008.
 Sinopse: Há muito tempo Mo decidiu nunca mais ler um livro em voz alta. Sua filha Meggie é uma devoradora de histórias, mas apesar da insistência não consegue fazer com que o pai leia para ela na cama. Meggie jamais entendeu o motivo dessa recusa, até que um excêntrico visitante noturno finalmente vem revelar o segredo que explica a proibição.
 É que Mo tem uma habilidade estranha e incontrolável: quando lê um texto em voz alta, as palavras tomam vida em sua boca, e coisas e seres da história surgem como que por mágica. Numa noite fatídica, quando Meggie ainda era um bebê, a língua encantada de Mo trouxe à vida alguns personagens de um livro chamado "Coração De Tinta". Um deles é Capricórnio, vilão cruel e sem misericórdia, que não fez questão de voltar para dentro da história de onde tinha vindo e preferiu instalar-se numa aldeia abandonada. Desse lugar funesto, comanda uma gangue de brutamontes que espalham o terror pela região, praticando roubos e assassinatos. Capricórnio quer usar os poderes de Mo para trazer de "Coração De Tinta" um ser ainda mais terrível e sanguinário que ele próprio. Quando seus capangas finalmente seqüestram Mo, Meggie terá de enfrentar essas criaturas bizarras e sofridas, vindas de um mundo completamente diferente do seu.
 Minha opinião: Meggie, uma garota de 12 anos, mora com seu pai em um sítio. Seu pai, a quem ela chama de Mo, é um "médico de livros", seu trabalho é restaurá-los para que ainda durem muitos anos. Sua mãe não faz mais parte de sua vida desde quando ela tinha 3 anos, mas apesar de algumas explicações de Mo, Meggie não sabe muito bem o que aconteceu com sua mãe.
Sua vida começa a mudar em uma noite, quando um estranho homem a quem o pai chama de Dedo Empoeirado aparece em sua casa e eles saem no trailer de Mo. O destino é a casa de sua tia-avó Elinor, uma bibliomaníaca. Lá eles escondem um livro chamado Coração de Tinta, que logo Meggie descobre ser o causador de toda a desventura que está por vir.
O livro é narrado em 3ª pessoa, mas cada capítulo pela visão de um dos personagens, e boa parte deles é pela visão de Meggie.
No começo ficamos meio perdidos na estória, assim como Meggie não sabemos de nada e vamos descobrindo com ela. Esse mistério todo nos deixa curiosos, e acaba nos prendendo ao livro.
O enredo é extremamente criativo, cheio de personagens fortes, tanto os do bem como os do mal, cada um com uma coragem diferente. Muito interessante. Os vilões também são muito bem construídos, e acabam nos deixando com medo, assim como deixam os personagens.
O final é muito bom, muito bem escrito, e nos deixam curiosos para lermos o próximo livro.
Uma ótima leitura. Recomendo.

32 comentários:

  1. ótimo livro!
    http://madunoronha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu li há um bom tempo já. Quero ler a continuação, mas ainda não encontrei pra vender em livrarias. Só online e não to querendo comprar online porque o preço não tá nada legal. huahsuahsuahs' >.<

    Beijos, Sel | Quinta Gaveta ♥

    ResponderExcluir
  3. Uau, que livro louco . Deve ser super divertido ler.
    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  4. Nunca li o livro, mas já assisti o filme e gostei bastante. :)
    Adorei seu blog e já virei sua seguidora. Beijos! ♥
    contornoperfeito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Imagina só que pira você ler qualquer coisa e a história começa a acontecer de verdade? Que louco! Gostei da história e quando termina assim, nos deixando curiosos para os próximos livros é melhor ainda né? ;)

    http://heyimwiththeband.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Eu assisti o filme há algum tempo e achei bem diferente da sinopse do livro!
    O livro deve ser fantástico!
    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Ooie , te indiquei em uma TAG lá no blog! Vai lá conferir^^

    Beijos

    http://lunanicas.blogspot.com.br/2015/06/tag-conhecendo-o-blogueira-o-8.html

    ResponderExcluir
  8. Ainda não conhecia essa escritora, amei a história do livro, amo livro de fantasia. :)
    http://corujasemasas.blogspot.com.br/
    Beijos! <3

    ResponderExcluir
  9. Foi só ler que o livro nos deixa curiosa que já fiquei com vontade de ler, amo esse tipo de livro <3
    fashionemcores.com

    ResponderExcluir
  10. Olha não li ainda esse livro, mas já vi o filme e seu o quanto ele é emocionante e apaixonante, não tem melhores palavras para descrever, assim que eu tiver oportunidade e tempo, já que ele é comprido quero lê-lo com calma e saboreá-lo Hehe'
    Beijos
    neversaynever-believe.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Gosto de ler resenhas, pois não tenho muita paciência para ler um livro inteiro, e as resenhas já me deixam um pouco por dentro (;

    | Aquarela do Esmalte |

    ResponderExcluir
  12. Ja ouvi falar neste livro, parece ser muito interessante. Adorei

    www.diariosmolhadoss.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. nunca li mas já tinha ouvido falar e parece bem interessante :)

    www.blogamorarosa.com

    ResponderExcluir
  14. Nunca tinha ouvido falar, mas gostei :D
    Beijooos

    http://gabriela-amorim.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Laura, eu assisti o filme... e desde então descobri que preciso desse livro... é perfeito!

    Bjs

    http://joandersonoliveira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Assisti o filme e achei o livro um pouco diferente. Mas os dois são bons. Essa é minha opinião.



    Beijos
    www.heyealaysa.com

    ResponderExcluir
  17. O ditado "Não julgue o livro pela capa" é real em todos os sentidos hahahaha Eu achei a capa um pouco feia, mais a história parece ótima :3 Ainda não li, mais pretendo ler um dia!

    crazyformadrid.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Olá Laura,desde já te quero desejar um excelente mês de Junho,tudo de bom para ti,boa continuação de leituras e até breve!!

    ResponderExcluir