05/01/2015

Quem é você, Alasca? - John Green

 Hoje irei falar do famoso livro do John Green, que é dos que li em 2014 ainda. Esse livro estava na minha listinha, mas adiantei a leitura depois que Sarah Núbia falou que tinha curiosidade para saber minha opinião sobre ele (obrigada pelo carinho Sarah).


 Sinopse: Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras que, cansado de sua vidinha pacata e sem graça em casa, vai estudar num colégio interno à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o "Grande Talvez". Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young, uma garota inteligente, espirituosa, problemática e extremamente sensual, que o levará para o seu labirinto e o catapultará em direção ao "Grande Talvez".
  Minha opinião: Miles Halter levava uma vida pacata e sem amigos em sua cidade, até que decidi ir estudar em Culver Creek, a escola que seu pai estudou. Lá ele conhece Chip, o Coronel, seu colega de quarto, e os amigos dele, Takumi, Lara e Alasca também viram seus amigos. Ele aprende a fumar, começa a beber, apronta algumas, e tem as amizades mais verdadeiras de sua vida. Logo ele se diz apaixonado pela garota louquinha do grupo, a Alasca, que tem namorado. Tudo parece estar bem, apesar de tudo, até que uma terrrível tragédia acontece e deixa mistérios a serem desvendados.
 Eu achava que seria um livro com um romance fofo, narrado por uma garota fofa, a Alasca. E quem leu o livro sabe como eu estava enganada. A atmosfera do livro é bem mais pesada que eu imaginava, com adolescentes fumando, bebendo, e outras assuntos que eu considero tabu (e não gostei de vê-lo no livro tratado daquela forma). Eu diria que as cores do livro são azul e verde, que é como eu imaginava as cenas, sempre tendo essas duas cores como principais.
 Quem é você, Alasca? é narrado pelo Miles, um magrelo apelidado de Gordo, que está sempre querendo saber quais foram as últimas palavras de pessoas importantes. 
 A estória é bem pensada, cheia de ensinamentos e ótimos quotes, e por mais que o livro seja meio enrolado, não tenha tanta estória pra contar, John consegue nos prender ao livro. Os mistérios que as personagens tentam desvendar nos deixa muito curiosos, e a solução não é óbvia, principalmente antes de sabermos mais detalhes. Mas esse não é o foco do livro, e sim tudo o que eles passam juntos.
 Apesar de tudo é um livro empolgante, e recomendo a leitura.

56 comentários:

  1. Estou com esse livro no pc e morrendo de vontade de ler! Achei que o livro era bem cliche, mas pelo que vc falou parece ser interessante!
    fashionemcores.com

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz que tenha gostado do livro, ele está em minha wishlist há um tempinho e estou ansiosa para lê-lo.
    Beijo,
    Ana Caroline
    http://conexao-feminina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu li este livro no ano passado também e adorei. É otimo.
    John com certeza é um autor incrivel, adoro seus livros
    beijoos :*

    http://cold-vanessa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Esse é um dos livros que estou querendo ler desde quando foi lançado, quero ver ser leio esse ano. Fiquei muito feliz de ler sua resenha, e saber que o livro é bem empolgante!
    Beijinhos! www.dosedeilusao.com

    ResponderExcluir
  5. Gosto muito dos livros escritos pelo John Green!! Tenho curiosidade de ler esse livro me parece ser interessante!! Amei a resenha! Vo coloca " Quem é você ,Alasca? Na minha lista kkk
    Beijos
    http://antenadana-moda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu li e simplesmente amei o livro.
    www.dai-sies.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Quem é você, Alasca? é um dos meus livros preferidos da estante. Gostei de como John Green tratou os assuntos considerados tabu, de uma forma bem irônica. A Alasca é engraçada e é gostoso não saber como (no livro) ela vai estar no outro dia, já que ela é bem doida e tal. É maravilhoso :3
    Cookie

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, a Alasca é imprevisível.♥

      Excluir
  8. Eu também li ele ano passado e adorei o livro!
    beijinhos :*

    unhas-charmosas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Eu gostei bastante quando li no ano passado mas não achei nada diferente dos outros livros do John. Li a edição portuguesa e acho que foi por isso que gostei mais já que tinha várias coisas diferentes e gírias que eu não conhecia haha

    Twee - www.ameliatwee.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, entendo, apesar de ser a mesma língua, tem muita palavrinha diferente néh.♥

      Excluir
  10. Amo as obras do John e infelizmente ainda não trouxe esse livro pra casa! Estou com muita vontade de ler ♥
    www.blogisaedani.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AH, espero que consiga lê-lo logo.♥

      Excluir
  11. Eu tbm me surpreendi com o livro. Tive o mesmo pensamento que vc, achando q era algum romance fofo e tals, mas não. Eu gostei do livro, da história, mas fiquei triste com algumas coisas, vc deve saber o de estou falando. haha
    Bjos. e feliz 2015.

    BLOG As Coisas Mais Doces
    Instagram
    Facebook

    ResponderExcluir
  12. Quero muito ler esse livro. Toda vez que vejo uma resenha dele, fico curiosa. Bjus!

    ResponderExcluir
  13. me sinto um et, mas: Eu nunca li nada do john green, acredita? hahah

    BEIJO
    beinghellz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Eu amo qualquer livro feito por john green ele realmente sabe nos prender em seus livros.
    Beijokas

    estilodesobrababy.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Eu quero muito ler esse livro *-* Antes de ler sua resenha eu também imaginava que o livro seria sobre um romance fofinho de dois adolescentes, mas agora vi que é um pouco diferente... mas ainda quero ler o livro, por motivos de algumas pessoas descreverem a Alasca como doidinha, engraçada e eu tenho um certo amor por personagens assim!

    No Capricho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, então acho que vai gostar bastante dela.♥

      Excluir
  16. Obrigada! :)
    Eu comecei a ler esse livro naquelas páginas web que dão um "cheirinho" mas nunca continuei, não estava à espera que o livro fosse mais "pesado" honestamente, pensava que era uma história de amor.
    Beijinhos!
    www.walldrawingss.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De uma forma ou de outra acaba sendo.♥

      Excluir
  17. Ganhei de natal e estou ansiosa pra ler *--* Adorei o post! Beijoo

    Coisa da Lud

    ResponderExcluir
  18. Nossa, parece realmente ser um livro forte. Não sei se gostaria de ler mais algum livro do Green, li só A Culpa é das Estrelas e acho que pra mim já está de bom tamanho kkkk

    Um beijo grandããão!!
    Cá do Aquela Princesa

    ResponderExcluir
  19. Oi lindona, como vai? <33

    Sabe, eu já tive muita vontade para ler esse livro, confesso que agora não tenho mais TANTA. Ganhei um grande spoiler dele, que me desanimou muito. Sou do tipo que gosta de ser surpreendida, sabe? E ele tem um clima que parece bem pesado, efim, não sei se iria gostar. Mas como sou curiosa vou ler algum dia, auhshua.

    Beijãaão
    http://garota-interior.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, até imagino o que devem ter te contado. Super entendo você, porque também gosto de ser surpreendida, muitas vezes não leio nem a sinopse do livro.♥

      Excluir
  20. Esse foi um dos primeiros livros que li e o único do J.G. que eu realmente gostei. Não achei nenhum assunto tabu, na verdade, eu até gosto de fatos assim, sabe!? hahahaha

    Beijos! • meu blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo Amanda. Acho que o problema não é com o livro, é comigo (rsrs).♥

      Excluir
  21. Ainda não li, quero começar a ler logo, adoro as histórias do John e espero não me decepcionar com essa obra. A leitura parece ser bem agradável e os fatos legais!
    Beijos, Teorema Adolescente

    ResponderExcluir
  22. Parece interessante! Ainda não tinha lido a sinopse e não sabia do que tratava o livro.
    Tenho o pdf dele aqui, vou ler quando tiver um tempinho.
    Beijo

    ResponderExcluir
  23. Eu gostei bastante do livro, me fez pensar em varias coisas, é um dos meus preferidos do John Green ♥
    Eu não acho que esse assunto é nenhum tabu, já que infelizmente são coisas muito comuns no dia-a-dia e por isso tem que ser falado abertamente dos riscos!
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, não tinha pensando assim, mas são assuntos meio pesados néh.♥

      Excluir
  24. oooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooownt ai meu deus, achei que você , tipo, nem ligou pro comentário, mais olha só, me mencionou no post,e sim eu vi, vim no blog hj vendo se vc tinha atualizado e fui descendo e vi ' sarah núbia ' ai mds. Ok. não discordo de vc sobre o livro retratar os assuntos do mundo adolescente dessa forma. Pq eu também não ' gostei ' tanto disso, e em relação a história eu gostei. Adorei mesmo, só acho que o Miles é um pouco egoísta demais, só pensa na relação que tinha com Alasca e tal.Ou que achava que tinha . Acho que eu daria 3 ou 4 estrelinhas, não sei, vou elaborar uma resenha e assim que eu postar no meu blog aviso você , para, se quiser, ler. E se você ler, cidades de papel, do John Green , vai ver q a história não é muito diferente, é a mesma só que ao invés de acontecer oq aconteceu no Q.V.A. com Alasca, a Margo do cidades de papel , some. E eu sinceramente odiei por isso. e por.. bom, se você ler vai descobrir.
    P.S.: não dei spoiler sobre Margo isso meio que conta na sinopse. acho. enfim. se se interessar,leia.
    Au revoir, e , obrigada pelo retorno
    Sarah.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que bom que ficou feliz por ter lido sua indicação flor. Me avise sim Sarah, quero ler.♥
      Ah, Cidades de Papel eu li, as estórias dão de parecer mesmo.♥

      Excluir
  25. ah, e , eu fiquei feliz que você tenha gostado do livro ><

    ResponderExcluir
  26. Confesso que eu nunca me interessei por esse livro. Um dos motivos é eu ter a sensação de que fosse mais um clichê. Li sua resenha, notei que estava enganada e fiquei bem curiosa para lê-lo.

    Um beijo,
    Fran Canone

    ResponderExcluir
  27. uma das minhas metas de leitura pra 2015 , adorei a resenha .

    www.espelhoamigoblog.com

    ResponderExcluir
  28. Amore, tinha que comentar kk. Li esse livro acho que ano passado também, e sinceramente não gostei muito, não sei se é porque passo por muitos problemas sérios de saúde, que ler tanto sobre cigarros, bebidas e etc me deixou muito triste porque saber que isso é tão real na vida de jovens e das pessoas em geral é frustante sabe. O que gostei foi de alguns quotes, e da saída que o gordo acha no final que no caso é o perdão, se perdoar e perdoa-la mesmo sem saber o que realmente aconteceu... Enfim Lau, vim te contar o que achei kk.. Beijos minha gata fica com Deus!

    http://nathalianatth.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te entendo Nathy, também não gostei disso. Tem vários quotes bons mesmo.♥

      Excluir