Image Map

16/01/2015

Eu li: A Evolução de Calpúrnia Tate

 Hoje eu irei falar sobre um livro que comprei depois de visto a resenha da Isabella (blog dela: Maluquice de Garota). Um livro que pode parecer infantil, mas vale muito a pena ser lido.
 A autora é Jacqueline Kelly, que teve seu livro publicado no Brasil em 2014 (que inclusive é o ano em que o li, mais precisamente em dezembro).
 Sinopse: Calpúrnia Virginia Tate tem 11 anos em 1899, quando pergunta o porquê de os gafanhotos amarelos em seu quintal serem tão maiores do que os verdes... Com uma pequena ajuda de seu notoriamente mal-humorado avô, um ávido naturalista, ela descobre que os gafanhotos verdes são mais fáceis de ser vistos contra a grama amarela e, por isso, são mortos antes que possam ficar maiores. Por gostar de explorar a natureza ao seu redor, Callie acaba criando um relacionamento próximo com seu avô enquanto enfrenta os desafios de viver com seis irmãos e se depara com as dificuldades de ser uma garota na virada do século. Em seu livro de estreia, Jacqueline Kelly habilmente traz Callie e sua família para a vida, capturando o crescimento de uma jovem com sensibilidade e humor.
 Minha opinião: Calpúrnia Virgínia Tate tem onze anos e é a única menina entre 7 irmãos. Ela vive com seus pais, irmãos e avô no calor de Fentress, no Texas. Seu avô é uma figura amedrontadora, e não liga muito para os netos, até que um dia Callie Vee, como é carinhosamente chamada pela família, cria coragem e lhe pergunta porque os gafanhotos amarelos são maiores que os verdes. Walter, seu avô, a incita a pensar e procurar a resposta sozinha. Depois que ela descobre, e contra pra ele, uma linda relação entre os dois começa, em busca de espécimes de animais e plantas, e quem sabe descobrir uma nova espécie.
 Callie começa a gostar de ser naturalista com o avô, e começa a querer ser cientista quando crescer. Mas é 1899, e as mulheres tem que aprender a cuidar da casa, e só. Logo ela se vê obrigada a cozinhar, costurar, e chega a ser engraçado seu drama em não querer fazer isso. O que é totalmente compreensível, porque afinal, uma garota não pode ser o que quer pelo simples fato de ser uma garota ?   Vovô Walter é meio desligado dos netos, e mal sabe o nome deles, e é fofo como ele começa a gostar de Calpúrnia.

No começo é meio maçante, e parado, e acabei achando que o livro seria ruim. Mas resolvi que leria mais um pouco, e sem ver comecei a gostar da estória, e quando fui perceber já estava na metade do livro. Pela sinopse parece que não tem muita coisa pra acontecer, mas os fatos vão sendo revelados durante o livro, e narrados em primeira pessoa pela Calpúrnia, o que pode fazer-nos achar que será um livro infantil, pelo fato dela ter 11 anos, mas não vi nenhum problema nisso, e muitas vezes ri dela. 
 Cada capítulo é iniciado com alguma frase do livro de Darwin, A Origem das Espécies, que é o que move todo e enredo. 
  É sem dúvida um livro muito gostoso de ler, que além de tudo, nos mostra um pouco da realidade do século XVIII. Só o que me incomodou um pouco foi o fato da autora ter abordado a  virada de 1899 pra 1900 como a virada do século, já que o século XX começou em 1901. Mas não chegou a me atrapalhar a leitura, e recomendo o livro a todas as idades, muito bom.

35 comentários:

  1. Engraçado, acabei de ver outra resenha positiva desse mesmo livro em outro blog. Como disse lá, repito aqui: Me parece ser um livro bonitinho, que nos mostra um pouco de como eram as coisas antigamente sob os olhos de uma menina de onze anos. Amo essa capa, e ela deve ser ainda mais bonita pessoalmente.

    Beijos ♡♥

    Participe do sorteio que tá rolando no blog! Sorteio! Livro + Marcadores

    Meu jardim Secreto
    Facebook | Twitter | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa é muito bonita mesmo, assim como a estória Polly.♥

      Excluir
  2. Eu li esse livro há uns anos e também gostei bastante, é bem fofinho. E eu adoro livros/novelas/filmes de época, são meus favoritos *--*
    Adorei o post, bjoos :*

    http://cold-vanessa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Nunca ouvi falar, nunca desisto de um livro porque o começo é chato, as vezes muda né? ahushau... Vou colocar na minha lista, amo estórias que se passam no passado *---*
    fashionemcores.com

    ResponderExcluir
  4. Aiii Laura fico tão feliz por você ter gostado! O livro é super fofo, né? Como você disse, o fato de ele ser narrado por uma garota de 11 anos não significa que será ruim, muito pelo contrário, esse livro é muito bom! Estou radiante por você ter seguido uma indicação minha! hahaha <3 <3 Amei a resenha!! Beijos e tenha uma ótima sexta! :D
    http://maluquice-de-garota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Parece ser super legal esse livro! A história parece ser bem leve e tranquila, talvez eu leia :3

    ~September Rains

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leve e tranquila mesmo flor, muito gostosa de ler.♥

      Excluir
  6. A capa é bem fofa. Talvez essa coisa de falar que 1900 foi a virada do século foi algo que aconteceu naquela época. Bjus!

    ResponderExcluir
  7. gostei da resenha do livro a menina tinha 7 irmão rsrsr deve ser muito bom pela resenha que você fez eu gostei.
    flor tem post novo, poderia ver?
    magrafelizpensa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Deve ser fofinho esse livro! Achei legal pelo fato de uma garota de 11 anos narrar, e o contexto não ser clichê. Quero ler <3

    Beijos!
    Senhorita Imperfeita

    ResponderExcluir
  9. Estou ouvindo muitoooo falar nesse livro, tá todo mundo comentando! HAHAHA. Amei a sinopse, realmente parece ser incrível! <33
    Bisous,
    Blog Pequeno Muffin | Lara Reis
    www.pequenomuffin.com.br

    ResponderExcluir
  10. Que autora incrível, primeiro livro e já tanta sucesso!
    De cara o nome da personagem pareceu esquisito, mas quem sabe nos EUA os nomes sejam assim tão diferentes, né?Meta 2015: Ler esse livro.Muito fofa a capa.
    História envolvente e me identifiquei:nasci no primeiro ano do século rs'

    Beijos,
    sorrysos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, Calpúrnia não é um nome muito normal por aqui néh.♥

      Excluir
  11. Não conhecia o livro ainda, acredita?! Adorei sua resenha, muito completa, parabéns!
    Vou por na listinha de futuras leituras!
    Beijos
    www.heyealaysa.com

    ResponderExcluir
  12. Cara '-' Sorte sua ter lido esse livro. Parece interessante! Sua resenha me diz que você tem chance de ser escritora de resenhas !!! SHOW!!!
    || Doce Bunny ||

    ResponderExcluir
  13. Muito legal a dica. Não conhecia o livro e fiquei curiosa!

    bjs Má
    www.2betrend.com.br

    ResponderExcluir
  14. Como eu quero esse livro! Meu encantei com a sinopse, a estória do jeitinho que eu gosto :)
    ♥ Amo suas resenhas ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que consiga lê-lo Amélia. Own, fofa, que bom que gosta das minhas resenhas.♥

      Excluir
  15. Oi flor,
    Adorei a resenha. Ainda não conhecia esse livro. E, pela sua resenha deve ser muuuito bom mesmo. Ficou incrível o post.
    Beijos,
    www.blogdavivinh.com.br

    ResponderExcluir
  16. Muito legal a resenha. Que bom que o livro ficou bom depois :)
    Boa semana :)
    ;**

    Red Behavior

    ResponderExcluir
  17. Não é o gênero que costumo ler. Mas adoro livros que falam sobre às épocas antigas e tal! Acho que eu leria sim. Pela resenha me pareceu ser bom. Já estou seguindo. Se puder retribuir, ficarei grata! Espero seu comentário lá no blog.

    Beijos,
    http://www.e-xagerada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. A capa é muito bonita, mas não sei se faz meu tipo de livro, talvez eu dê uma chance a ele, já que você gostou tanto, deve ser muito bom <3
    Adorei a resenha.
    Beijos,
    cabanadosanjos.blogspot.com

    ResponderExcluir