Image Map

02/12/2014

Uma Longa Jornada - Nicholas Sparks

 Mais um livro do Nicholas Sparks, um autor que divide opiniões. Uns falam que seus livros são lindos, com romances cheios de emoção e paixão, e outros falam que é tudo muito água com açúcar (eu sou do primeiro grupo, acho que até deu pra perceber né).
 Também tinha preconceito contra livros de romances antes de conhecer esse autor, que é um dos meus autores preferidos, pra não falar O preferido.
 Sinopse: Aos 91 anos, com problemas de saúde e sozinho no mundo, Ira Levinson sofre um terrível acidente de carro. Enquanto luta para se manter consciente, a imagem de Ruth, sua amada esposa que morreu há nove anos, surge diante dele. Mesmo sabendo que é impossível que ela esteja ali, Ira se agarra a isso e relembra diversos momentos de sua longa vida em comum: o dia em que se conheceram, o casamento, o amor dela pela arte, os dias sombrios da Segunda Guerra Mundial e seus efeitos sobre eles e suas famílias.
Perto dali, Sophia Danko, uma jovem estudante de história da arte, acompanha a melhor amiga a um rodeio. Lá, é assediada pelo ex-namorado e acaba sendo salva por Luke Collins, o caubói que acabou de vencer a competição. 
 Ele e Sophia começam a conversar e logo percebem como é fácil estarem juntos. Luke é completamente diferente dos rapazes privilegiados da faculdade. Ele não mede esforços para ajudar a mãe e salvar a fazenda da família. Aos poucos, Sophia começa a descobrir um novo mundo e percebe que Luke talvez tenha o poder de reescrever o futuro que ela havia planejado. Isso se o terrível segredo que ele guarda não puser tudo a perder.
 Ira e Ruth. Luke e Sophia. Dois casais de gerações diferentes que o destino cuidará de unir, mostrando que, para além do desespero, da dificuldade e da morte, a força do amor sempre nos guia nesta longa jornada que é a vida.
 Minha opinião: Ira Levinson passou a vida amando perdidamente sua esposa, até que ela falece e nada mais tem significado para ele. Só fica a lembrança de Ruth e a valiosa coleção de quadros que eles fizeram ao longo da jornada juntos.
 Sophia Danko é uma universitária que sofreu com o último namorado. Luke Collins é um caubói que ganha a vida no perigo, montando touros e correndo mais riscos do que se pode imaginar. Em um rodeio, os dois se conhecem, e quando percebem estão apaixonados.
 O destino une a vida desses quatro quando menos se espera, e um longo futuro poderá ser mudado.
 O livro é narrado ora em 1ª pessoa, ora em 3ª, mas sempre pela visão de alguém, já que a estória é contada alternando entre a parte de Ira e a parte de Sophia e Luke. Esse jeito de escrita é um ótimo modo de deixar os leitores curiosos, mas sempre que um capítulo acabava e começava a contar sobre a parte de outro casal dava raiva, e vontade de pular para o próximo capítulo. Mas me contive, e quando ia ver já estava gostando de ler aquela parte e mal me lembrava da outra.
 O livro é cheio de mistérios, e muitas vezes me via 'boiando', sem saber direito o que estava acontecendo, mas com muita vontade de saber. O enredo em si, no começo, parecia sem graça, mas aos poucos fui entrando na estória.
 O que mais me encantou foi o final. Confesso que estava pensando em dar 4 estrelas para o livro, mas quando um final é bom, mudo de ideia, porque afinal, é o que acontece nos últimos capítulos que fica na nossa cabeça sendo o que aconteceu com os personagens. Nicholas, diferente de muitos escritores (principalmente de romace), além de escrever uma estória linda, sabe nos surpreender e deixar tudo ainda mais lindo nos últimos capítulos. E fez isso nos últimos livros que li dele.
 Uma ótima leitura, e sem dúvida, recomendo.

37 comentários:

  1. Esse eu ainda não tinha ouvido falar e já quero saber o que acontece no final, pode me contar hahaha ai gente, sofro de algum problema na cabeça, mas enfim! Estou querendo dá uma pausa com o Nicholas, sabe? Um amigo me falou pra eu tentar ler coisas diferentes do que costumo, e acho que isso será bom. ♥

    Beijos! • meu blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrs
      É uma boa mesmo, espero que encontre outros estilos que goste.♥

      Excluir
  2. Olá,
    Eu confesso que não gosto desse autor, então nem tenho interesse em ler as obras dele. Mas, de fato, sempre leio ótimos comentários sobre suas obras.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Sempre ouço falar nos livros de Nicholas e acho incrível a capacidade dele de escrever romances tão lindos e realistas *U* Não faz muito meu estilo esses livros mais românticos, mas fiquei curiosa para lê-lo :3
    Amei a resenha

    ~September Rains

    ResponderExcluir
  4. Nunca li o livro, também passo muita raiva com as narrações alternadas, fico MORRENDO de curiosidade, sem falar que me confundo as vezes haha
    fashionemcores.com

    ResponderExcluir
  5. Adoro os livros do Nicholas, mas nunca tinha ouvido falar neste. Parece ser lindo, apesar que eu não goste de narrações alternadas até tenho vontade de ler!

    noocapriicho.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Já li bastantes livros do Nicholas Sparks, mas nunca tinha ouvido falar deste. parece ser uma boa prenda para pedir no natal!!!!
    Aceita afiliação??
    Beijos :)
    http://fashion--and--you.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  7. Oh mulher, sempre vejo comentários positivos a respeito do autor. Não sei se trata-se de uma leitura envolvente ou se é cansativa, porque tbm tem essas divergências nas opiniões. De uma forma ou outra, fiquei curiosa pra desvendar mais detalhes do enredo e desfecho da historia. Beijo

    www.iamcamilakellen.blogspot.com
    *Rumo aos 200 seguidores

    ResponderExcluir
  8. Ainda não li esse, é incrível a capacidade de Nicholas juntar pessoas com propósitos totalmente diferentes. Amo que amo esse autor, também um dos meus preferidos. beijão

    blogdaingridzinha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Este vou comprar antes o ano acabar, também sou do primeiro grupo e mega viciada nos livros dele rsrs.

    Beijos
    http://pimentasdeacucar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Um dos meus autores preferidos.. mas ainda não tinha comprado esse livro. Será o próximo.
    Ótima resenha.

    http://camarim-luxo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Então né Laura, acho que vou ter que fazer uma maratona do Nicholas mesmo hahaha Os livros dele sempre tem uma sinopse muito bonita e morro de vontade de saber se a história é tão boa quanto. Ano que vem eu pretendo ler pelo menos um livro dele para matar essa curiosidade! hahahah Beijos e tenha uma ótima quarta!!! :D
    maluquice-de-garota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi, Laurinha! Terminei de ler "O Melhor de Mim" esses dias e fiquei ainda mais apaixonada pelo Nicholas! Também acho suas obras incríveis! Quero muito ler "Uma Longa Jornada". Acho que essa é a terceira resenha que leio sobre o livro e fiquei ainda mais apaixonada! <3 Beijos <3 http://gostosdeadolescentes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. oi laurinha *-* se o livro é do Nicholas sei q vou amar e sofrer muito kkk s2
    laura me visite tambem:
    gilvaniaevans.com

    ResponderExcluir
  14. Ai, que fofinho! Fiquei com vontade de ler mais livros de Nicholas! Minha mae tem uma coleção enorme de livros dele e eu quase nunca leio... Sou mais daquele tipo Nora Roberts e tal hahaha

    Mas que fofinho esse daí. Eu também sempre fico nervosa quando eles entrelaçam personagens e daí ficam mudando a história. Recentemente li um que acontecia isso e me dava um ódioooooooo hahaha Mas depois voce pega gosto pelas duas histórias ou três ou quatro e vai levando, ne? haha

    Ah, to curtindo a pagina do face aqui do seu blog! Curte a do meu também? Fica la no meu blog do lado direito numa box assim como aqui no seu. É bom que daí voce tb acaba visitando meu cantinho. Se responder esse comentário lá é melhor ainda que a gente não se perde uma da outra, ne? haha

    Beijosss <3

    ResponderExcluir
  15. O que mais gosto nos livros do Nicholas são os finais. São tão surpreendentes, emocionantes e parecem até reais. Bjus!

    ResponderExcluir
  16. Os livros do Nicholas são demais, não conhecia esse, fiquei com muita vontade de ler depois dessa sinopse e da resenha.

    Beijos!
    http://blogheyfashion.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Adorei a sinopse e a resenha!
    Deve ser muito gostoso de ler.
    Beijo

    ResponderExcluir
  18. Ainda não li esse livro. Esse autor não me prende muito nas histórias dele. Mas parece ser interessante.
    bjos

    http://as-coisas-mais-doces.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Não li esse livro mas pela sua resenha parece ser bacana.
    Beijos!
    Impossível ser Normal

    ResponderExcluir