Image Map

09/12/2014

Dom Casmurro - Machado de Assis

 Hoje irei falar sobre um clássico da literatura brasileira do autor nacional de maior renome.
 Livro muito pedido em vestibulares e recomendado por professores, não agrada qualquer um, e dá pra entender porquê.
 A edição que eu li é do Google, pelo aplicativo Play Livros. É de graça, já que seus livros não tem mais direitos autorais, pois depois de 70 anos da morte do autor, suas obras passam a ser de domínio público.

Dom Casmurro
 SinopseMachado de Assis (1839-1908), escrevendo Dom Casmurro, produziu um dos maiores livros da literatura universal. Mas criando Capitu, a espantosa menina de "olhos oblíquos e dissimulados", de "olhos de ressaca", Machado nos legou um incrível mistério, um mistério até hoje indecifrado. Há quase cem anos os estudiosos e especialistas o esmiuçam, o analisam sob todos os aspectos. Em vão. Embora o autor se tenha dado ao trabalho de distribuir pelo caminho todas as pistas para quem quisesse decifrar o enigma, ninguém ainda o desvendou. A alma de Capitu é, na verdade, um labirinto sem saída, um labirinto que Machado também já explorara em personagens como Virgília (Memórias Póstumas de Brás Cubas) e Sofia (Quincas Borba), personagens construídas a partir da ambiguidade psicológica, como Jorge Luis Borges gostaria de ter inventado.
 Minha opinião: Capitu e Bentinho eram vizinhos e viviam juntos quando criança. O tempo passou, e na mocidade a amizade já não bastava. Mas Bentinho, desde seu nascimento, havia sido prometido para ser padre por sua mãe. O que fazer para que ele e Capitu pudessem ficar juntos ? E o que o futuro traria à vida deles ?
A estória em si é interessante, e os capítulos que a contavam eram legais. Mas tem muito capítulos desnecessários, que não tem muito haver com o enredo e mais parecem frases soltas do pensamento de Machado de Assis. Que ele não revire no túmulo, mas não gostei de sua escrita. Além desses capítulo desconexos, por várias vezes eles nos convoca, dizendo algo para "minha cara leitora". Isso é muito chato. Interrompe a estória, atrapalha a linha de pensamento para a compreensão do livro.
A linguagem arcaica também atrapalha, tanto pelas palavras que não conhecemos, quanto pelo modo como as palavras são colocadas nas frases, deixando-as estranhas, dificultanto o entendimento. Não que isso que seja um problema do livro, é na verdade uma característica que eu já sabia que iria ter que enfrentar na leitura, mas acaba atrapalhando.
E sobre aquela famosa questão: "Capitu traiu ou não Bentinho?". Fica claro que Capitu que o traiu. Ou foi a própria mente de Bentinho o traiu, já que ele é quem narra, e não temos visões de outras personagens.

35 comentários:

  1. O ruim desse livro é que cai em vestibulinho.. O meu caso foi na escola e tivemos que fazer um tribunal, se Captu traiu ou não. É uma coisa meio que engraçada.. Não podemos falar se foi Captu que traiu Bentinho pois é ele que narra o livro todo, MAS Captu era dissimulada e também, pensa comigo, você é de uma família pobre e vem um mlk de uma família "rica" (No caso Bentinho), acho que é confuso ASKSAKASKSAKS E também tem o lance dele ter problemas né, tipo.. Ele via fadas... Mas enfim, é um livro médio, prefiro Capitães da Areia.
    Kissu - PB ~

    ResponderExcluir
  2. Sempre ouvi falar nesse livro e tenho muita curiosidade para lê-lo, só não fiz isso antes justamente por ser uma linguagem arcaica e eu fiquei com medo de não entender direito huehue.
    Depois dessa resenha, fiquei ainda mais curiosa, mas não sei se irei ler :3 Amei o post

    ~September Rains

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, mas leia sim flor, é bom pra tirarmos nossa própria conclusão.♥

      Excluir
  3. Gostei muito do livro, apesar de como você falou a escrita de Machado de Assis não foi tão boa assim especialmente pela linguagem arcaica, mas minha maior decepção é nunca saber se Capitu traía ou não Bentinho /:
    fashionemcores.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, Laurinha! Eu concordo plenamente contigo! Gostei muito da história em si, mas a escrita dele é cansativa. Não sei se Capitu traiu ou não traiu Bentinho... isso, infelizmente, nós nunca saberemos! :( Beijos <3 http://gostosdeadolescentes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Confesso que apesar do meu professor de português do ensino médio ter tentado de todas as maneiras enfiar esse livro no meu coração, nunca consegui sair das primeiras páginas. Adoro "memórias póstumas", mas nunca consegui obter o mesmo efeito com dom casmurro.

    No mais... creio que bentinho era psicótico HAHAHA

    beijo
    beinghellz.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, esse é o próximo do autor que quero ler.♥

      Excluir
  6. Eu já li o livro, e adoro a história, mas realmente a escrita é bem complicada ♥
    SOU SIMPLESMENTE REVOLTADA EM NÃO SABER SE CAPITU TRAIU OU NÃO BENTINHO. ESSE NEGOCIO DE AS VEZES PARECER QUE SIM, MAS AS VEZES NÃO ME DEIXOU LOUCA!
    Acabei vendo a mini-serie depois da primeira vez que li, por que achei meio confuso. E ai reli de novo, pra não deixar nada de importante passar.
    Então, é uma leitura complicada, quem for ler, tem que realmente apreciar o ato.

    Beeijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito chato essa questão de hora parecer uma coisa, hora outra mesmo.♥

      Excluir
  7. Nossa, fiquei super confusa com essa história, Laurinha! MEU DEUS hahahaha

    Beijos! • meu blog

    ResponderExcluir
  8. Amore,
    Ta rolando uma competição de LOOKs NATALINOS na comunidade de moda ALLANI
    link - > http://allani.com.br/concurso/1

    Conheça as ferramentas free de criar looks com os produtos das melhores marcas do momento, facilita MUITO o trabalho de blogs na hora de postar inspirações e tendências !

    Quem ganhar a competição vai ficar em destaque na nossa homepage que tem mais de 10.000 visitantes por dia!

    ResponderExcluir
  9. Aquele livro de escola que acabei não lendo e um dia eu possa vir ler rsrsrs

    Beijos
    http://pimentasdeacucar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Eu adoro esse livro. Li durante o colégio e mais umas duas vezes depois.
    Você já leu uma adaptação dele chamada Amor de Capitu? É muito interessante!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, obrigada pela dica, vou procurara saber sobre ele.♥

      Excluir
  12. Esse será o próximo de Machado que irei ler. Agora tenho que focar nesses clássicos.
    Respondi uma tag em meu blog e marquei vc. Se gostar, responde lá.
    Beijos.

    http://as-coisas-mais-doces.blogspot.com.br/2014/12/tag-respondendo.html

    ResponderExcluir
  13. Eu já li esse livro e achei bem complicado, tanto que não me lembro muito dele. A linguagem é tão confusa que acabei me perdendo. Bjus!

    ResponderExcluir
  14. Eu fu começar a ler esse livro e o começo lento e chato realmente me desanimou!

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Provavelmente vou ter que ler esse livro futuramente!
    Amei seu blog o meu é : http://doceneve11.blogspot.com.br
    beijos Gi!

    ResponderExcluir
  16. Ah não sei se teria paciencia de ler prefiro os livros de amorznho kkkk
    Beijos Laura

    http://estilodesobrababy.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Sabe Laura esse livro nunca conseguiu me segurar, nem pros vestibulares da vida hahaha
    mas dizem que ele é tão bom né??

    ResponderExcluir
  18. Oi! Eu ainda irei ler esse livro e vários outros relacionado a vestibular. Sempre tive vontade de ler esse livro, mas ao mesmo tempo eu ficava com o pé atrás. E agora com a tua opinião me desanimei UHEUHEU Não entendo porque ele é tão importante rs.
    Beijos ♥

    eieusouamah.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Li esse livro na mesma versão do Google e eu amei, sério. A escrita dói bastante porque até chegar no raciocínio, fica meio chato sabe. É importante porque, por favor né, Machado de Assis, mas a escrita, pela época, é super-interessante.
    www.dai-sies.blogspot.com

    ResponderExcluir