Image Map

03/11/2014

Pollyanna Moça - Eleanor H. Porter

 Mês passado eu postei a resenha do livro Poliana (clique), o anterior da estória que irei falar hoje, onde ela já está mais velha.
 A edição que eu li é de 1976 e não é tão aportuguesada quando a do primeiro livro, por isso irei grafar o nome da personagem como no original: Pollyanna.
 Sinopse: Pollyanna cresceu. É agora uma encantadora adolescente, amada por todos os que com ela aprenderam o famoso "Jogo do Contente". Sua fama de pessoa especial vai além dos limites de Beldingsville, a cidadezinha onde vive com Tia Polly. Pollyanna recebe um convite especial para passar uma temporada em Boston. Alguém de lá precisa muito dela... Nesta continuação de suas aventuras, Pollyanna não irá apenas conviver com pessoas fascinantes e conquistar novas amizades. Ela também encontrará o amor e conhecerá a inquietação, as dúvidas e as emoções de tirar o fôlego pelas quais passam todas as jovens apaixonadas. O sucesso do romance Pollyanna, publicado pela primeira vez em 1913, foi tão grande que a autora, Eleanor H. Porter, logo escreveu uma continuação, editada em 1915: Pollyanna Moça, com novas peripécias da heroína, a órfã que conquistou o coração dos moradores de Beldingsville, a cidadezinha da Nova Inglaterra, Estados Unidos, onde fora viver com uma tia. Pollyana, agora mais velha, é uma adolescente linda e gentil que continua ensinando a todos o seu "Jogo do Contente".
 Resenha: Depois de alguns anos morando com a tia Polly, Pollyanna é convidada a passar uma temporada em Boston, para dar alegria a uma mulher que sofre pelo sumiço do sobrinho. Nessa estadia em Boston, Pollyanna conhece algumas pessoas que se tornam muito especiais a ela. 
Alguns anos depois, Pollyanna, já moça, já não tem mais a mesma vida de antes, mas aquela essência de garota feliz e o Jogo do Contente permanecem nela. Mas, depois de alguns acontecimentos, fica difícil se manter sempre feliz até mesmo para Pollyanna. Só que ela não desiste tão fácil, e luta para uma constante alegria. E claro, com seu crescimento alguns problemas de 'gente grande' começam a aparecer, como uma paixão que ela acha ser impossível.
 Assim como o primeiro, o livro é uma fofura, e é uma ótima reflexão. Afinal, Pollyanna consegue achar alegria até mesmo nos momentos mais infelizes da vida. 
Os personagens em geral são cativantes. Cada um com seu encanto.
 Apesar de ter gostado bastante, dei 4 estrelas. A autora conta e estória levando em questão de vários personagens juntos. Mas, quando ela começa a falar da paixão de Pollyanna e dos outros personagens ela deixa alguns detalhes e uma das personagens principais, que inclusive vem desde o primeiro livro, fica esquecida no final. Isso me incomodou um pouco. Mas no geral gostei, e recomendo o livro, sem dúvida.

30 comentários:

  1. Nossa, deve ser bem legal, nunca tinha ouvido falar antes !

    dudynhaoliveira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu estava procurando resenham sobre esse livro semana passada :3
    Já li o Pollyanna, mas não consegui encontrar Pollyanna Moça, parece bem legal :D
    Cookie

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que pena, espero que consiga encontrá-lo.♥

      Excluir
  3. Hmmm parece ser um bom livro gostei da resenha!
    Bjos

    estilodesobrababy.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Parece um livro legal. Gostei da resenha. Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  5. Eu amo Pollyanna, mas nada supera o primeiro, apesar desse ser muito bom também.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Ai Laurinha, cê tem que largar essa mania de me fazer querer todo livro que vejo aqui. ):

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, eu terminei "o melhor de mim" ontem, dia 2. E você não sabe!! Dia primeiro, completava 1 mês de um acontecimento bom, e nesse dia, eu percebi que os nomes da maioria dos personagens do livro, já estiveram na minha vida. Começando pela principal que tem meu nome, e toda aquela história de separação, 4 anos, distância, pais, enfim. Quando percebi todas aquelas "coincidências", já amei o livro, mesmo sabendo que ele morreria e como já tinha lido o final dele, já sabia o que ia acontecer. E nosssssssa, que lindoooo ♥ Chorei horrores e dsclp por esse coment giganteeeeeeee

      Excluir
    2. Não, vou fazer sua lista ficar enorme (rsrs), fofa.♥
      Ah, que bom que gostou dele Amanda.♥

      Excluir
  7. Não sabia que existia uma sequencia, mas vou agora mesmo procurar e ver aonde posso comprar! Como eu falei na sua primeira resenha, esse livro fez parte da minha infância e agora me deu uma vontade enorme de saber o que aconteceu depois hahah Sobre a TAG que você me indicou, fiquei muito, muito feliz por ter pensado em mim para responde-la! Já a postei no blog e confesso que vou bem legal procurar entre os meus livros os que mais se encaixavam com cada tópico! :D Beijos e tenha uma ótima semana!!! :D
    maluquice de garota
    página no face
    página no Twitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, espero que leia esse Isa. Sério que gostou ? Que bom linda.♥

      Excluir
  8. gostei da sinopse, deve ser bem legal!
    eu não conhecia !

    www.blogamorarosa.com

    ResponderExcluir
  9. uau, não conhecia, parece bom, adorei a resenha! ♥
    xoxo || mutant-paradise.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Um ótimo livro! Eu gostei muito. Pollyanna tem um jeito muito especial de ver a vida. Eu me lembro que quando li, fazia sempre que possível o jogo do contente. Agora, infelizmente, perdi o costume.

    Faz muito tempo que não passo por aqui, justamente por ter fechado o meu antigo blog. Agora, estou de volta com blog novo.

    Beijos,
    dentrodatorre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Nossa linda a resenha do livro, conquistou a amizade de uma cidade pequena da Inglaterra já gostei muito da resenha
    Flor tem post novo, poderia ver?
    magrafelizpensa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Ótima resenha do livro!
    Gostaria de indicar um livro: '' Quem é você, Alasca?" , tenho uma enorme curiosidade para saber sua opinião a respeito c:
    Au Revoir ♥
    Sarah Núbia ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, vou passar ele pra frente na minha listinha flor.♥

      Excluir
  13. Parece ser bem interessante.

    Beijos
    www.pimentasdeacucar.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Vou falar para o meu pai te culpar por a minha lista de desejos literários estar aumentando. UHEUHEU Adoro suas resenhas, e esse parece ser um ótimo livro >u<
    Beijooos ♥

    eieusouamah.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oi!

    Tenho a maior curiosidade de ler tanto Pollyanna Moça, quanto Pollyanna, ainda não tive oportunidade para ler nenhum dos dois. quando tiver um tempo livre vou procurar.
    adorei a sua resenha :D

    beijos!
    http://heeymaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. quanto tempo não ouvia mais falar desses livros...

    tenho curiosidade pra ler e saber porque fez e faz tanto sucesso

    beijo
    beinghellz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Não sabia que existia uma continuação! Sempre tive curiosidade de saber o que acontecia com ela!!

    http://alinenomundo.com.br

    ResponderExcluir