Image Map

17/06/2014

Eu li: A Estrela que Nunca vai se Apagar

 Hoje irei falar sobre o livro de Esther Grace Earl, a menina que inspirou John Green a escrever A Culpa é das Estrelas. Além dela, participaram da escrita também Lori e Wayne Earl, os pais de Esther.
 Um livro lindo e viciante, a cada vez que eu pegava o livro pra ler eram pelo menos 100 páginas a menos. E claro, muito inspirador, tanto é que meu comentário, dessa vez, acho que posso chamar de resenha.

 Sinopse: A Estrela Que Nunca Vai Se Apagar conta a história de Esther Grace Earl, diagnosticada com câncer da tireoide aos 12 anos. A obra é uma espécie de diário da jovem, com ilustrações, fotos de seu arquivo pessoal, textos publicados na internet, bate-papos com os inúmeros amigos que fez on-line e reproduções de cartas escritas em datas comemorativas como aniversários. A jovem perdeu a batalha contra a doença, mas deixou um legado de otimismo e celebração ao amor. Atualmente sua mãe, Lori Earl, preside a instituição sem fins lucrativos This Star Won´t Go Out (tswgo.org), que apoia pacientes e famílias que lutam contra o câncer.
  Resenha: Aos 12 anos, quando estava morando na França, Esther Grace Earl foi diagnosticada com câncer de tireoide e metástase nos pulmões. Começou o tratamento, mas logo voltou com os pais e os quatro irmãos para os EUA, onde começou um novo tratamento, que estava lhe trazendo melhores resultados. 4 anos depois, poucos dias após ter completado 16 anos, Esther faleceu no hospital.
 Desde que foi diagnosticada com câncer, seus pais sabiam que ela poderia morrer ainda nova, e sempre conversavam com ela sobre isso. Tentavam falar pra ela como seria depois que ela se fosse. Foi sem dúvida uma das partes mais angustiantes, porque não é nada legal imaginar uma garota de 14 anos perguntando aos pais como iria ser se ela viesse a morrer, e também não é legal imaginar os pais respondendo à essa pergunta. Tanto eles sabiam que ela poderia morrer, que foi a própria Esther que escolheu a lápide e o local de seu túmulo. Não é spoiler e nem segredo pra ninguém que Esther "morre no final", até porque isso está até na sinopse. Na verdade, o livro, além de ser sobre a luta dela contra o câncer, tanto pela sua visão (seu diário) quanto pela dos pais e com participação de outras pessoas, é sobre uma garota especial, que queria ajudar os outros, fazer do mundo um lugar melhor e 'diminuir as coisas ruins dele'. E também é um livro sobre os sentimentos de Esther. Porque, como muitos podem imaginar, ela não era uma garota forte o tempo todo. Ela se sentia triste, sozinha, com medo. E isso foi algo que eu gostei bastante, porque em nenhum momento ela é colocada como a garota perfeita que lutou até não poder mais; ela lutou, mas era não era perfeita, era uma adolescente normal, que gostava de internet, dos amigos... 
 Sobre ela ser uma inspiração para John Green ter escrito A Culpa é das Estrelas, vale lembrar que a Hazel não é Esther. ACEDE é um romance comercial, e A Estrela que nunca vai se Apagar é uma biografia, que conta uma história verdadeira, as semelhanças param na doença. Apesar de que vendo um vídeo sobre esse livro, o garoto falou que ficou com a impressão de que a estória da Hazel é a continuação de Esther, o que não aconteceu com ela, mas poderia ter acontecido; faz bastante sentido, até porque Esther morre aos 16 anos e ACEDE começa com Hazel aos 16. É um livro lindo, emocionante. Esther foi muito especial na vida de quem a conheceu, e acaba se tornando especial também para os que leem sua história. Não tive como não chorar quando é contado sobre o momento que ela falece.Comprei-o meio caro, mas valeu a pena. Não costumo ler o mesmo livro mais de uma vez, mas esse é um que tenho vontade (mesmo tendo acabado de lê-lo). Recomendo.

73 comentários:

  1. nossa , que triste né , mas gostei da historia acho que vou ler bjs

    ResponderExcluir
  2. Parece ser um bom livro, li a resenha !
    rafaelatavaresz.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Nossa que triste, mas gosto de livros que relata como a pessoa viveu.
    http://simpleseagradavel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Tenho muita vontade de ler esse livro, todo mundo que o leu diz ser bom. Ainda não tive coragem de pegar nele, pois é um a história muito triste e meu emocional não está preparado para livros sobre pessoas que morreram/morrem.

    Beijos,
    chuvadeejaneiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho muita vontade de ler esse livro, mas ainda não consegui. Não consegui ler nem A Culpa é das Estrelas ainda, acredita?
    www.s2nopiquedamoda.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia esse livro ;)
    Beijinho*
    www.flordemaracuja.pt

    ResponderExcluir
  7. Nossa parece ser uma linda história, adorei!

    ♥ Insta: @lariilovaticevelyn
    ♥ Blog: chocolateequentelarii.blogspot.com

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Eu já vi uns videos da Esther no youtube,são tão bons,sabe,ver como ela era uma pessoa feliz e alegre apesar de tudo,ela era uma adolescente com seus altos e baixos sim por causa da doença e de outros problemas,mas como assistido nos videos,ela tentava esquecer todos os problemas pra conseguir viver uma vida feliz até q a hora dela chegasse.O John fez um ótimo trabalhos sendo amigo dela e a acompanhando.Se "A culpa é das estrelas" já é perfeito,imagine esse,quero muito lê-lo *O* Bjuus
    ( Scarlet Rain♥ )

    ResponderExcluir
  9. Estou com esse livro na minha estante a meses, mas ainda não tive a oportunidade de começar a ler :/ É muito livro para pouco tempo! hahahah Adorei a resenha, mal vejo a hora de começar a ler o meu :) Beijos e tenha uma ótima terça!!! :D
    maluquice de garota
    página no face
    página no Twitter

    ResponderExcluir
  10. um livro interesante
    Adicionei um novo post e me gostaria de ter a sua opinião
    tr3ndygirl fashion blog
    Um Beijo

    ResponderExcluir
  11. Oi, Laura! Eu comprei o livro pela internet e só estou esperando chegar! Estou louca para ler a história! Com certeza vou chorar muito... :( Tem post novo lá no Blog, já viu? Passa lá e comenta o que achou! Beijos <3 http://gostosdeadolescentes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Estou louca atrás desse livro, mas aqui na minha cidade até hoje eu não a achei.
    Deve ser perfeito. ><
    beijooos. ♥
    rabiscosdamah.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, aqui na minha também não, comprei em outra cidade.♥

      Excluir
  13. Oooooooh, gente ♥ Estou simplesmente louca por esse livro! Minha amiga leu e disse que é muito bom! E é o que eu espero, afinal, pretendo ler logo, logo! Aliás, óooootima resenha, Laurinha! Como sempre, suas resenhas surtem um efeito sobre mim, sabe? Despertam a vontade de ler determinado livro, uashuashuahs <3

    Um enoooooorme e grande beijo,

    Juu-Chan || Nescau com Nutella

    ResponderExcluir
  14. Ouvi falar desse livro agora a pouco, embora eu n tenha lido a culpa é das estrelas eu quero ler esse <3
    fashionemcores.com

    ResponderExcluir
  15. Não conhecia esse livro ainda, parece ser uma leitura interessante
    Beijos!!!
    http://meu-bloog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Ainda não li esse livro, mas estou muito curiosa.

    Beijos
    www.heyealaysa.com

    ResponderExcluir
  17. Parece ser um ótimo livro. Quero ler!
    Beijos | www.doseujeito.tk

    ResponderExcluir
  18. Sou louco pra ler esse livro, um dia ele cai em minhas mãos e poderei derramar minhas lágrimas ( sou desses emotivos rs ) . adorei a resenha.

    Abraços, Edwin.
    www.oquefaltou.com|Facebook|Twitter|Instagram

    ResponderExcluir
  19. Eu vi esse livro várias vezes quando fui pra livraria, mas nem dei muita bola, achando que falava só sobre ACEDE, mas depois da sua resenha, já estou com uma louca vontade de lê-lo, amo livros que me fazem chorar, e é como você disse, nem todo mundo é forte o tempo todo.

    MEU CAPRICHO | YOUTUBE | FAN PAGE

    Beijos,
    Mayara

    ResponderExcluir
  20. Esse livro está mesmo bem em alta mas acho que a história linda explica tudo. O teu post ficou incrível e eu fiquei ainda mais curiosa pra ler a história.

    Beijoos, Ana Carolina
    simplesglamour.blogspot.com
    Instagram e Twitter: @simplesglamour

    ResponderExcluir
  21. Poxa que lindo! não sabia que ele tinha se inspirado nela!

    byanak.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Oi, Laura!

    Eu cheguei a assistir alguns dos vídeos da Esther e sem dúvidas, aquela foi uma garota muito especial. Tenho uma curiosidade enorme no que se trata de ler sua biografia, o que farei em breve.

    Beijão,

    Natalia Leal
    Páginas Encantadas
    http://www.paginas-encantadas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Bem triste o livro, nunac li aqui em portugal é dificil de arranjar*-*
    O 'Culpa é das estrelas só chegou agoraás livrarias!
    bjs
    blackwords.tk

    ResponderExcluir
  24. Estou doida pra ler esse livro, parece ser lindo e que vai render boas lágrimas.
    beijos

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. Minhas amigas já leram e falaram que a história é linda!

    Beijos, fique com Deus.
    Ma Chérie

    ResponderExcluir
  27. EU to doida por esse livro, falaram que muito muito bom <3


    http://oidezesseis.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  28. que lindo *---* deve ser empolgante para ler esse livro :3
    Uma Madrugada

    ResponderExcluir
  29. Triste, mas esse livro deve ser incrível. Ótima resenha.
    Beijos.

    http://b-reakingfree.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. adorei a resenha, esse livro é incrivel principalmente por ser uma história real.

    Beijinhos ♥
    Meu blog: Gabi e o mundo secreto ♥

    ResponderExcluir
  31. Eu AMO ACEDE, mas não fiquei muito interessada nesse, já que sei mais ou menos sobre o que fala a história :/

    Beijos.
    P.S.: O blog voltou, vem conferir!
    Senhorita Imperfeita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, mas é assim mesmo. Ainda assim é especial.♥

      Excluir
  32. Ah! Você leu? Eu estou louca para ler este livro, justamente por ser o livro a ter inspirado nosso tão amado John Green a escrever "A Culpa é das Estrelas". É uma biografia e tal, né? Awn! Haha. Quero muito, muito lê-lo! Adorei a resenha. Beijinhos ♥

    karolinysantanna.blogspot.com

    ResponderExcluir
  33. Esses dias eu quase comprei esse livro, mas peguei outro que estava querendo há muito tempo, depois da bela sinopse que você deu com certeza vai estar na minha lista e aguardo para lê-lo, adoro histórias assim e se ela inspirou John Green, com certeza vou amar como amei a Culpa é das Estrelas.
    Beeeijos

    a-indecifravel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  34. Esse livro parece ser muito, muito, muito bom ♥ Todo mundo fala bem dele, deve ser super emocionante né ? Awn fidjfgosdjogs
    Ainda não li A Culpa é das estrelas, apesar de já ter o livro em mãos >3<
    e-nquantoisso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  35. A história dela parece mesmo muito tocante... Já vi muitas resenhas positivas, mas o fato de ser biografia me desanima. =/

    Beijos ♡♥
    Meu jardim Secreto
    Facebook | Twitter | Instagram

    ResponderExcluir
  36. Ah... Fiquei com muita vontade de ler depois dessa resenha, sério!
    Hum... vou pedir de presente...rs
    Bjs, Lu - http://resenhasdalu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  37. Adorei a resenha! O livro deve ser incrível, já tava com vontade de ler, aí depois de ler a sua resenha a vontade só aumentou, haha Beijinhos ♥

    http://quebrarosilencio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  38. Ouvi falar bastante dele <3 Deve ser muito bonito. Pra quem tem câncer na idade dela, deve ajudar bastante (mais do que ACEDE, creio eu). Esses dias vi um garotinha com leucemia e gente, essas pessoas são um exemplo mesmo <3 Tem um problema muito grave e mesmo assim continuam sorrindo ;') Enfim, beijão!

    www.garotasdemustache.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  39. Não gosto muito de ler livros que falem de doenças e de muitas tristezas e guerras!! Contudo,ainda bem que gostaste da tua leitura,fico contente por ti!! Muitos beijinhos e excelente fim-de-semana!! mundomusicaldacarolina.blogspot.pt

    ResponderExcluir