Image Map

20/03/2013

Papo sério: timidez

 Todas as pessoas já passaram por um momento que ficaram constrangidas com algo. Muita gente morre de vergonha, e tem sintomas típicos como ficar tremendo e coração acelerado quando tem que falar algo sério pra um monte de pessoas.
 Mas acontece que existem algumas pessoas que tem vergonha de coisas que normalmente não deveriam ter, sente uma vergonha fora do normal. Isso é a timidez, um grande problema que pode afetar não só a infância e a adolescência da garota ou do garoto, mas também a vida adulta.
 Eu que sofro com isso, sei que não é fácil sair dela. Muita gente pode até tentar ajudar, falando que isso é bobeira, que não precisa ter vergonha de coisas tão banais, mas só quem sofre com isso, sabe o que um tímido passa, e que se livrar dela não é tão simples como pode parecer.

 Os problemas começam a surgir logo na escola, quando a criança ou o jovem tem dificuldades em fazer amizades, em tirar dúvidas com os professores, extrema dificuldade na apresentação de trabalhos, de falar para os responsáveis da escola que não está bem e que precisa ir embora, e tantos outros.
 Pode acontecer casos em que a timidez aparece em algum momento do período escolar, principalmente na adolescência, mas não costuma continuar quando o jovem entra na idade adulta.
 A timidez pode ser classificada em três tipos:
Situacional: boa parte das pessoas manisfestam esse primeiro tipo, onde ela ocorre somente em algumas situações, como a dificuldade de falar em público, que é muito comum, mesmo nos mais desinibidos.
Crônica: essa se manifesta em todas as formas de convívio, a pessoa mostra deficiência em falar com estranhos, falar em público, falar com autoridades.
Proposital: nessa é o caso mais grave, onde a pessoa se isola da sociedade, tem vergonha de todos e de si mesmo.
 É difícil saber qual a causa da timidez. Alguns bebês já nascem com características para serem tímidos, assim como alguns são hiperativos e outros calmos. O modo como as crianças são criadas também pode afetar, e a influência dos pais é muito grande, se os pais forem tímidos, agressivos, frios e os problemas familiares,  tudo pode acarretar em uma timidez.
 Alguns estudos nos EUA, mostraram que também pode ser físico, que as crianças tímidas apresentam mais atividade no lado direito do cérebro.
 A timidez não é considerada doença, nem trastorno mental. Mas, caso o adolescente tímido não consiga superá-la ao chegar na vida adulta, pode acarretar na fobia social, um caso bem mais grave, que é considerado doença.
 Existe tratamento psicológico, mas nada acontece num passe de mágica, não adianta você somente ir ao psicólogo e pronto, tudo estará resolvido, não é bem assim, é necessário se esforçar.
 A dica é que você enfrente tudo aquilo que tem dificuldade, que tem vergonha. Sei que é difícil, ainda não consegui chegar nesse ponto, mas a cada passo avançado, uma vitória.
 Faça tudo que puder pra acabar de uma vez por todas com esse monstro, pois ele poderá te atrapalhar no futuro mais do que já atrapalha, e quando mais demorar, mais será difícil de tudo acabar.   (Fonte)

57 comentários:

  1. Otimo post
    eu tenho muita timidez quando costumo falar em publico com pessoas que eu nao conheço ao meu redor , mais sempre tenho pensamento positivo e passo por cima ^.^
    beijokas
    http://deliniando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho uma timidez "normal", a timidez não é algo sério na minha vida, é claro que fico um pouco com vergonha ao apresentar em público, mas no final acabo fazendo a minha apresentação muito bem, deve ser horrível ser aquele tímido que não consegue conversar com ninguém, mas como você disse o jeito é enfrentar os medos, só assim para superar a timidez, ótima postagem, beijos!
    efeitosdaadolescencia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. adorei o post Laura!
    eu era muito tímido antes, mas como sou jornalista, venci isso tudo! tem que ter força de vontade!
    lelusantos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Eu não sou tímida(é oque eu diga, não sou nem um pouco tímida) mais faço psicologa!
    patricinhasrosaeglitter.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Isabella Cardoso20/03/2013, 11:05

    Ótimo post! Eu tenho pouca timidez, quase nada.. Tenho mais é, em falar algo que sinto pra alguém, mas assim mesmo não é muito!
    Beijocas || Sigam? Retribuo || Eternal-Bella.Blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Eu só sou tímida longe das minhas amigas, com elas, timidez não tem nada a ver comigo, sou muito solta, eu rio, corro, falo com qualquer um, canto, enfim.
    Adorei o post, não sabia quase nada sobre timidez, as vezes ela é confundida com frescura ou arrogância, eu mesma ja cometi esse erro u.u

    Beijos :3
    http://garotasatrevidas-s2.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, tem pessoas que não compreendem os tímidos. ♥

      Excluir
  7. Então, eu sou timida vamos dizer assim kkkkkkkkk, Com as pessoas que eu conheço sou tipo super liberta, engraçada, divertida, extrovertida kkk, E até quando eu fala que eu não sou timida quem me conhece fala: ''Tu? Tímida kkkkkkkkkkkkk'' e eu falo é sim kkkkkkkk, Em trabalhos de colégio eu falo mesmo, na maioria das vezes, de vez em quando eu fico tímida pra falar porque afinal nós ficamos na frente dos colegas e sei lá, as vezes é estranho, eu tento sempre com minhas amigas que são tímidas deixa elas mais extrovertidas sabe? Sei lá, gosto de todo mundo feliz, falando com todos.. kkkkk, Enfim, essa é minha sincera opinião, ai você tira as conclusões se sou ou não timida

    saladadefrutasbr.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas é assim mesmo. Quando as pessoas falam que sou tímida perto de alguém que sou próxima, a pessoa fala: a sim, ela tímida ? Isso por que você nunca ficou perto dela junto comigo.♥

      Excluir
  8. Eu não tímida sou reservada, mas as vezes como você disse me bate aquela timidez situacional!

    http://kelly-club.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu era mais tímida q agr. Agr to superando mais, odeio ser tímida. O segredo é fazer o q nos traz medo né, assim a coragem vem ;D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por mais que seja difícil temos que encarar isso.♥

      Excluir
  10. Já fui muuuuito tímida! Não tinha boca pra nada, nem para falar com os meus parentes!! Agora, UAHSUASH' Tenho boca pra tudo mesmo! Eu vi que não era necessário se isolar, afinal, isso só nos afasta das pessoas, e isso não é nada bom..

    -Epílogos e Finais.
    -Underground Icons
    - Segue?

    ResponderExcluir
  11. Nossa Laura. Nunca passei por isso, desde pequeno sempre apresentei meus trabalhos escolares de uma maneira louvável. Sempre o mais falador, não sei argumentar sobre algo que nunca vivi. Mas creio, que assim como você nos disse, não deve ser fácil passar por esses tipos de situações. Ainda bem, que existem tratamentos.

    ACESSO PERMITIDO. <3
    Retribui?

    ResponderExcluir
  12. Só não gosto de falar com pessoas que não conheço, mas apresento os trabalhos sem problemas e sempre pergunto ao professor quando não entendi algo. Acho que é porque faz 4 anos que estudo na mesma escola e com a mesma turma, acho que isso facilita um pouco.
    Bjo, Sel ;*

    Jovens Gordinhas
    Unicórnio com Bigode
    Nerd Descolada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Facilita sim. Vai fazer 7 anos que estudo da mesma escola, então já estou acostumada com a maioria das pessoas, mas mesmo assim ainda tenho dificuldades em me entrosar.♥

      Excluir
  13. uhsahuhuauh menina eu era mega timida, mas depois isso foi passando
    claro que ainda sou timida para algumas coisas mas ja me soltei muito sabe

    ResponderExcluir
  14. Eu era muito tímida até mais ou menos a 5ª série, eu mal falava, no pré-escolar só a professora ouvia a minha voz e eu tinha que falar no ouvido. Sofri com bullying mas fui melhorando, hoje em dia não me considero tímida mas tb nãomconsigo me socializar com facilidade. A timidez tb pode estar relacionada a baixa auto-estima.

    www.vaidosaetodaprosa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, pessoas tímidas tendem a ter baixa auto-estima.♥

      Excluir
  15. Ola

    O teu cantinho esta muito lindo, parabéns.

    http://vivianapombo.blogspot.pt/

    beijinhos

    ResponderExcluir
  16. Infelizmente eu sofro com esse "problema". Esse post me ajudou muito. Vamos ver se eu consigo vencer a timidez!

    ResponderExcluir
  17. Gostei do post! Eu também sou tímida, tipo muuuuuito, mas até que estou perdendo aos poucos, quem sabe eu consiga perdê-la de vez?! kk

    cantinhodakarolcomk.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Na verdade, dependendo do nível da timidez, ela pode ser sim considerada um transtorno mental. Curti o post. Ainda bem que eu realmente não sou tímida.

    ResponderExcluir
  19. Adorei o post,o meu é crônica(eu acho),eu sou bem mais tímida na escola.

    Beijos
    Amora R.

    ResponderExcluir
  20. Eu sou muito timida,procuro falar pouco e tento o máximo não chamar atenção para mim. Não me sinto bem fora de casa,quando estou em lugares com muitas pessoas eu me sinto mal e envergonhada. É ruim ter timidez,chega á um ponto que começa á incomodar,acredito que talvez pelo fato de eu ser timida as pessoas não se aproximam. É tenso. Em fim,ótima postagem. Boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei bem como é, te entendo perfeitamente.♥

      Excluir
  21. Oi laura querida, você pode me dar o seu email !
    Gostaria de falar com vc !!!
    Beijão Emilia.
    coffemilia.blogspot.com♥

    ResponderExcluir
  22. A uns anos atrás eu era tímida mas nada que eu não conseguisse falar em público ou fazer amizades eu simplesmente nunca tinha nada pra falar então ficava na minha mesmo mas acho agora eu to me soltando mais.

    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Uns 4/5 anos atrás eu era tímida ao extremo e isso me atrapalhava muito, mas depois aos poucos consegui ir me soltando. Eu era a mais quieta da sala, só conversava com minhas 3 amigas e 1 amigo agora eu converso com todo mundo e com os professores (coisa que eu tinha muita vergonha). Mas tipo, eu ainda tenho um pouco de timidez no lance de apresentar trabalhos pra todos e falar uma coisa em público pra muita gente, mas acho que também vou superar com o tempo. Adorei o post.

    garotadifferente.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que bom que superou, é uma enorme vitória.♥

      Excluir
  24. Eu sempre fui bem tímida, mas esse ano quase não estou mais. Amanhã mesmo tenho trabalho de Sociologia pra apresentar na frente da classe toda !! rs'
    Eu meio que intendi que ninguém é melhor que eu, que eu não sou inferior a ninguém. Depois que isso entrou na minha cabeça, eu fiquei mais sociável ... Minha timidez era situacional, mas hoje em dia quase nao tenho mais...
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que bom flor.
      Eu apresentei o meu de Sociologia hoje.♥

      Excluir
  25. Eu já tinha percebido que você é tímida, Laura. Digo isso, porque você nunca mostrou uma foto sua aqui no blog. E pelos posts que você escreve, dá para perceber.
    Graças a Deus, eu nunca sofri de timidez. Sempre fui a mais destacada da sala de aula e das primas por gostar muito de aparecer e tal. Mas saiba que de acordo com o que você for crescendo, sua timidez vai passando. ♥

    >>Bonequiinha de Luxo<<
    - xoxo –

    ResponderExcluir
  26. Eu sou meio que tímida , na verdade era . Mas hoje perdi um pouco disso , era muito tímida em conhecer as pessoas , mas depois a conversa rolava solta ! Hahahaha
    Beijocas...
    http://meninachicmc.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Não sou tão tímida rsrs mas às vezes eu tenho vergonha de dar oi pra alguém ._.

    ResponderExcluir
  28. É, eu te entendo... As vezes as pessoas acham que é frescura, né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou uma garota muito tímida e isso me atrapalha muito. É meio estranha a minha timidez, eu meio que não tenho vergonha, eu tenho medo...
      Medo de falar e as pessoas me humilharem, medo de rirem da minha cara... Minha mãe sempre fala: '' Tu tem medo de que, o máximo que eles irão dizer é não''...
      Mas eu não penso isso, pra mim as pessoas vão me tratar com ignorância, me humilhar ou sei la, algo de ruim... Tem algo que me fala: Não, não vai, você vai ser humilhada, vão te ignorar, eles vão rir de ti, não vai''

      Outra coisa que eu acho que todas as meninas tímidas tem, é não olhar diretamente no olho das pessoa... rsrs
      Você consegue??
      Eu não.... rsrs

      Excluir
    2. Não, é péssimo isso, até tento, mas não dá.♥

      Excluir