Image Map

25/07/2014

Livros literários trazem benefícios ?

 Certa vez ouvi uma pessoa falar que ler livros como os do ensino médio e todos esses de estudo são muito bons, aumentam nosso conhecimento e tudo mais. Mas, logo em seguida, essa pessoa falou que romancesinhos e ficções não passam de nada. Uma facada em bookaholics, mas será ? Será mesmo que nossos amados mistérios, dramas e romances não nos trazem benefícios ?
 É claro não concordei, e estou aqui pra listar alguns dos benefícios que os livros literários nos trazem, além do prazer enorme de viajar na mente.
 O primeiro da lista é a criatividade. Afinal, a leitura sempre nos leva a imaginar coisas, e vai treinando nossa mente, cada vez estamos viajando na maionese mais.
 Quanto mais lemos mais facilidade pra entender temos, ou seja, mas rapidamente interpretamos, e como tabela temos uma melhora na leitura, principalmente quando é feito em voz alta, já que conseguimos ler mais rápido, sem aquele medo de estar lendo algo errado ou gaguejando.
 E claro que não poderia faltar o vocabulário. Não importa se é um Machado de Assis (nesse caso mais, claro) ou um best-seller lançado recentemente, sempre tem uma palavra que não conhecíamos.
 "Professores, incentivem seus alunos a lerem outros tipos de livros, não só os pedidos em vestibulares, que apesar de serem bons, não costumam estimular a leitura."
É pessoal, além de tudo, nossos amados livros também nos estimulam a ler sempre mais.
 Mas e aí, sabe de algum outro benefício que as ficções literárias nos trazem ? Comentem.

44 comentários:

  1. Acho que um dos maiores benefícios de livros literários é sem dúvida a facilidade de aceitar mudanças, a mente se abre para novas coisas cada vez que lemos uma estória diferente e passamos a entender outras realidades de vida e quebrar pré-conceitos c:
    XOXO
    onthislastday.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, não tinha pensando por esse lado.♥

      Excluir
  2. Ler é vida. Pronto! haushuahsahshas'
    Acho que o melhor ponto é a gramática, que melhora e muito.
    E a inspiração que é notável.
    Sel do Jovens Gordinhas

    ResponderExcluir
  3. Que bobagem falar que esses livros não trazem benefícios, vocabulário é a maior prova disso! Me lembro de um palestrante que foi na minha escola e disse que quem não gosta de ler, deveria ler um livro de cada tema, porque sempre vc vai achar o seu livro! Bem encontrei meu tipo de livro, embora ainda não seja a maior fã de ler.
    Se eu fosse fazer o que essa pessoa disse, seria uma hater da leitura até hj lol
    fashionemcores.com

    ResponderExcluir
  4. Não importa que livro é, todos trazem benefícios e pronto. Criatividade e interpretação é muito bom para todos, como também é bom descobrir novas palavras, que assim ajuda a escrever melhor, a falar e ajuda muitooo em uma prova.
    Beijoos ♥
    http://rabiscosdamah.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ler é tudo de bom. Melhor hábito que adquiri na minha vida. Meu vocabulário melhorou muuuuuito.
    Ótimo fazer um post assim, incentivando a leitura. Parabéns!
    http://eu-ludmilla.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Ler é bom para aprender novas palavras e melhorar o nosso conhecimento. Todo mundo deveria ser obrigado a ler por 15 minutos todos os dias. Assim teriam menos tempo para falarem da vida alheia. Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito do post, principalmente no final.
    Também acho que os professores deveriam incentivar a leitura de outros tipos de livros, assim, os alunos iriam se apaixonar mais pela leitura e talvez reduzidíssimos alguns problemas na educação!

    Beijos invernode1996.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Gosto muito de ler e sempre ouvi dizer que qualquer tipo de leitura é muito boa.
    www.s2nopiquedamoda.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Com certeza a leitura traz um melhor vocabulário, eu sou prova viva disso haha!
    Beijos!
    Impossível ser Normal

    ResponderExcluir
  10. Claro que eles trazem benefícios, todos são ótimos. Amei o que você listou! Livros literários me trazem muita criatividade.
    Beijos | www.doseujeito.tk

    ResponderExcluir
  11. Oii, adorei o post, mto bom :)
    Beijinhos
    http://omundode-marina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Eu acho que quem lê de tudo é muito mais preparado pro mundo do que esses que se dizem 'cultos', mas que só leem um tipo de livro e ficam se sentindo superiores aos outros por isso. Sabem de nada, inocente. Concordo com tudo que você disse aí.

    Beijos,
    Gabi do www.chaecorujas.com.br

    ResponderExcluir
  13. Eu acho que ler traz muitos benefícios, independente do tipo de livro. Concordo com tudo que você disse, vocabulário principalmente.
    Beijos.

    http://minhasindecisoesblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Concordo com uma certa parte do que você falou. Prefiro ler livros de época. Sou apaixonada por todos o gêneros literários, tirando o modernismo e quinhentismo (tirando o fato do ultimo não ser verdadeiramente um gênero). Pelos livros de época, acabo conhecendo o vocabulário da época que o livro foi escrito. Exceto esse fato, na minha opinião, livros literários não são muito importantes.

    Beijoos ♥ @sfernandhas
    Blog novo, venha conhecer | Diamonds

    ResponderExcluir
  15. Eu gosto muito de ler romances.
    E dá para ver a diferença, ficamos bem mais criativos, com certeza.
    Tenho vontade de ler alguns de autores como Clarice Lispector, Machado de Assis...

    Beijo!
    Fofuramentos
    @bfofuramentos (twitter)

    ResponderExcluir
  16. Amoo muito de ler tipos variados de livros <3
    http://nuvensdedoces.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Ler sempre fez e sempre fará bem :)

    ResponderExcluir
  18. Com certeza e muito mais !!!! beijos e ótimo final de semana
    www.keiladesabafo.com

    ResponderExcluir
  19. ler é ótimo ! acho que temos que sempre,está lendo e atualizando o conhecimento *-*
    adorei o post
    http://www.blogciliosposticos.com/

    ResponderExcluir
  20. eu amo ler. é um dos meus passatempos preferidos. ainda mais nesse frio fico lendo debaixo do edredom hmmm kkkk!

    estilodesobrababy.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. wow, gosto de livros que aperfeiçoam, gosto de conhecer vocabulários novos, enfim, livros são tudo de bom, né? :3
    xoxo || mutant-paradise

    ResponderExcluir
  22. Super concordo com os benefícios que você citou ♥ Principalmente em relação ao vocabulário, aprendemos palavras que nem sonhávamos que existiam haha Curti o post ;D Beijão!

    www.garotasdemustache.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Não importa a leitura, o importante é ler. Não adianta nada ler O Príncipe e não entender uma palavra, o bom é começar do simples e ir aumentando o nível, isso estimula a interpretação e aumenta o vocabulário.

    ResponderExcluir
  24. Eu adoro ficção científica e romances best-seller, mas adoro também literatura! O importante é encontrar o que gosta de ler, entender o livro e levar alguma coisa dela consigo! Leitor não é aquele que lê só pra dizer que leu!
    Ótima postagem, é um bom assunto pra falar!
    Beijos

    http://blogvermelhovintage.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. existem pesquisas que confirmam que esses livros trazem benefícios SIM. E né, se clássicos não descem, o negócio é John Green, porque quem não tem cão, caça com gato. *e bota gato no john green dhsaduiashdkjlahdjksa*
    Beijos, Duda.
    apenasmaisumaxicadarecade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Oi Laura, querida ♥
    Olha, eu não concordo nem contigo e nem com a reportagem que tu lesses. Te achei um pouco ingenua e a reportagem um pouco extremista demais!
    Não acho que "A culpa é das estrelas", por exemplo, ajude uma pessoa de todas essas formas que tu colocasses.
    O importante é ler logico, mas é também interessante evoluir. Ler livros mais maduros, com maior complexidade tanto na escrita, quanto na temática! Uma leitura dessas não te ajuda, nem em vocabulário nem em interpretação a longo prazo...
    Livros literários trazem benefícios, obvio...mas como assim livros literários? Literatura é algo muito amplo.
    Meus autores favoritos são: o Graciliano Ramos e Moacyr Scliar...literaturas de cânone...mas isso pq eu sou uma leitora madura...eu sou formada em Letras e leio desde que me conheço por gente hehehe, essas leituras (que são conhecidas como literatura de massa) são um pouco sem valor p/ mim, mas acho que são um bom inicio. Uma boa forma de alguém começar a ler.
    Espero que não me leves a mal, e obrigada pela dica. Farei isso sim, de dar textos mais do dia-a-dia para os alunos, mas preciso que entendas que esses textos são meios e não os fins.
    Beijinhos ♥

    Pink CupCake

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade não foi uma reportagem, foi uma pessoa que ouvi falando isso. Bom, uma pena que não concorda. Na verdade, é claro que eu acho que os best-sellers não tem o valor de autores como Machado de Assis, mas acho que ambos nos trazem benefícios sim (até citei isso no post), inclusive A Culpa é das Estrelas. Não se pode negar que ele nos traz criatividade, melhora a imaginação, noz faz conhecer uma realidade diferente. Que bom que vai seguir minha dica, tenho certeza que seus alunos irão se interessar mais pela sua aula. Não que os livros dos seus autores preferidos sejam ruins, mas não dá pra negar que o prazer que sinto lendo Paula Pimenta não seja bem maior que quando leio Moacyr Scliar, que até tentei ler um livro dele, mas a leitura não me prendeu, talvez seja porque estou acostumada com os YA. Entendo a questão desses tipos de livros serem os meios, e confesso que pelos menos por enquanto, gosto bem mais deles (rs). Bom, mas de qualquer forma obrigada pela sua opinião, que acredito ser bem mais válida que a minha nessa questão.♥

      Excluir